Lar das Vovozinhas tem 123 cartinhas com pedidos para adoção na campanha Amigo Secreto de Natal

Lar das Vovozinhas tem 123 cartinhas com pedidos para adoção na campanha Amigo Secreto de Natal

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O Lar das Vovozinhas é uma 19 das instituições que participa da 7ª edição da campanha Amigo Secreto de Natal, promovida pelo Grupo Diário em parceria com o Banco de Alimentos. Neste ano, 123 vovós fizeram pedidos e aguardam os presentes que serão entregues pelo bom velhinho. Os desejos foram escritos em cartinhas que podem ser adotadas em oito pontos espalhados pela cidade, ou pelo WhatsApp, até o dia 6 de dezembro.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A administradora do lar, Maria José Urdangarin Esquia, mais conhecida como Zezé, conta que a participação na campanha já virou tradição. As cartinhas, escritas pelas próprias vovós ou com ajuda da equipe, são aguardadas com entusiasmo.

— Quando recebemos as cartinhas do Diário, aquelas que sabem escrever, nós pedimos para que escrevam. E as que não escrevem ou que têm dificuldade para se comunicar, a gente escreve por elas, colocamos a observação na cartinha que a vovó precisou de uma ajuda. Então, gera aquela expectativa, porque depois vem o Papai Noel e a gente faz aquela grande entrega dos presentes – explica.

Zezé é a administrador do larFoto: Vinicius Becker (Diário)


A festa oficial ocorre dia 19, com programação completa. 

— Reunimos todas as vovozinhas no Coreto. Aí chega o Papai Noel em grande estilo num carrinho, batendo o sino. Elas ficam todas ansiosas. Depois da entrega, vamos para o setor de churrasqueiras, onde fazemos um grande almoço, a nossa ceia.

Foto: Vinicius Becker (Diário)


Os pedidos de quem vive no lar

Bê é apaixonada por artes. O pedido dela inclui um kit de pinturaFoto: Vinicius Becker (Diário)


Para Bernardete Tagliapietra, 69 anos, conhecida carinhosamente como Bê, essa é a época em que o coração bate mais forte. E sobre a festa, assume: está muito ansiosa.

— Eu estou muito ansiosa. Aqui é a coisa mais linda. O Papai Noel chegando é muito lindo, muito lindo aqui. Eu amo o Natal. Sempre gostei. Menino Jesus, Nossa Senhora, Papai Noel –  diz Bernardete.

A vovó pediu três itens na cartinha: uma sandália rasteirinha, por causa dos pés, que são "um pouco inchadinhos", um kit de pintura e um perfume. Um dos pedidos revela um hobby que faz parte do dia a dia dela: a paixão por pintar.

 — Aqui na programação do lar tem pintura, eu amo pintar. Todos sabem o quanto eu gosto Uso glitter, aquelas canetonas... - conta.

Além das artes, ela participa ativamente de outras atividades:

— Tem rodada de chimarrão, tem bingo! O bingo é o mais esperado. A missa que eu adoro também, eu vou todas as quintas-feiras, faço a leitura e sempre gostam. Aqui não falta nada para nós, temos tudo. E quando chega a época de Natal, tem toda uma programação especial, ficamos ansiosas.

Se pudesse mandar um recado ao padrinho ou madrinha, ela diz:

— Que ela tenha, acima de tudo, saúde, fé e amizade com as pessoas, com as vovós. Eu amo quem pegou a minha cartinha, desejo tudo de bom. Assim como eu gosto das coisas bonitas, desejo para ela também.

Foto: Vinicius Becker (Diário)


Em outra ala, Maria Salete Schefer, 68 anos, estava ouvindo rádio quando a reportagem chegou. Por isso, entre os pedidos, colocou mais um aparelho.

— Eu pedi um chinelo, kit de higiene e rádio. Eu escuto o dia todo.

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Sobre o Natal, ela não esconde:

— Eu amo. De tudo. Do Papai Noel, dos outros, da festa.

O som que preenche seus dias também fez parte do pedido de Natal: um rádio novinho.Foto: Vinicius Becker (Diário)

O lar

Na sala de atividades lúdicas, as vovós curtem uma boa música gaúcha ou sertaneja Foto: Vinicius Becker (Diário)

Com 79 anos de história, o lar abriga hoje 123 idosas, distribuídas em quatro alas, cada uma com demandas e rotinas específicas. A ala 1 e a ala 4 são ocupadas por vovós que têm maior autonomia; a ala 2 reúne as idosas acamadas; e a ala 3 funciona como uma ala psiquiátrica, onde ficam as residentes que precisam permanecer mais reservadas devido ao risco de fuga.

Para dar conta da rotina, a instituição funciona com uma equipe multidisciplinar de 130 profissionais, que incluem técnicos de enfermagem, enfermeiras, cuidadores, cozinheiras, lavanderia, porteiros, além de setores administrativos e técnicos. São cinco refeições diárias, cuidados contínuos e atividades que buscam garantir convivência, saúde e qualidade de vida às moradoras.

Há quatro anos na instituição, dois como voluntária e dois como administradora, Zezé resume o sentimento de trabalhar ali:

— É muito gratificante trabalhar aqui no lar porque eu amo o que eu faço. Eu tenho amor por todas as vovozinhas. Eu me encontrei aqui dentro. Aqui a gente trabalha com muito amor, responsabilidade e respeito.

Foto: Vinicius Becker (Diário)


Como a comunidade pode colaborar

O Lar das Vovozinhas oferece diferentes formas para que pessoas físicas e jurídicas contribuam com a manutenção das atividades. Além do Pix (CNPJ 95.623.617/0001-70), é possível realizar a adesão ao programa Nota Fiscal Gaúcha, em que o contribuinte cadastra o CPF e escolhe o lar como instituição beneficiada, gerando repasses automáticos. Outra opção é o Imposto Solidário, que permite destinar parte do Imposto de Renda devido a entidades assistenciais do município.

Também é possível fazer doações diretas pelo site da instituição, com opção de pagamento online, ou entregas presenciais na sede da instituição. Os itens mais necessários são leite, arroz, carne e mantimentos básicos, além de produtos de higiene e limpeza.


Amigo Secreto de Natal

– Maria Inês da Silva, 83 anos, que precisa de ajuda para escrever, pediu um vestido para a noite de Natal.Foto: Vinicius Becker (Diário)

Com 560 cartas já adotadas, mais de 1,7 mil pedidos ainda aguardam um padrinho campanha. Ao todo, foram distribuídas 2.325 cartinhas escritas por idosos, adultos e crianças atendidos por 19 entidades beneficentes, e ainda há tempo para garantir que cada um deles receba um gesto de carinho neste fim de ano.

Além dos pontos físicos, a adoção é feita de forma online: basta entrar em contato pelo WhatsApp (55) 99143-4097. A organização envia as cartinhas disponíveis, e, após a escolha, o participante deve entregar o presente em um dos pontos oficiais da campanha (veja abaixo), sempre acompanhado da carta impressa.

A adoção das cartas e a entrega dos presentes ocorre até 6 de dezembro, em qualquer um dos pontos de coleta espalhados pela cidade:

  • Sede do Grupo Diário (Rodovia RSC-287, 4975, Camobi)
  • Prefeitura de Santa Maria (Rua Venâncio Aires, 2.277, Centro)
  • Livraria da Mente (Calçadão)
  • Elegância Center Shop (Rua Dr. Bozano, 1.167, Centro)
  • Agências Sicredi Santa Maria
  • Unimed Santa Maria
  • FauFau Brinquedos Educativos (Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 425, Camobi; e Rua Pinheiro Machado, 2.366 Loja 105 - Vitta Center)

Entre as entidades cujos assistidos escreveram as cartas estão:

  • Apae Santa Maria;
  • Associação Espírita Francisco Spinelli;
  • Aldeias Infantis SOS;
  • Associação Colibri;
  • Santa Maria Judô;
  • CEDEDICA;
  • Lar de Miriam;
  • Recanto do Sol – CEFASOL;
  • Lar Vila Itagiba;
  • Projeto Nações em Ação;
  • Lar das Vovozinhas;
  • AAPECAN;
  • SAEMA;
  • Escola A. F. Lisboa;
  • Escola Estadual Padre Caetano;
  • ONG Nossa Vida Sua Vida;
  • Associação Mulheres Rosas de Março;
  • Associação de Reciclagem Seletivo Espe.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lauana Prado e Menos é Mais embalam multidão com hits e projetos novos em Santa Maria Anterior

Lauana Prado e Menos é Mais embalam multidão com hits e projetos novos em Santa Maria

Mega-Sena: prêmio de R$ 27 milhões será sorteado neste sábado Próximo

Mega-Sena: prêmio de R$ 27 milhões será sorteado neste sábado

Geral