Foto: Instagram/Divulgação
Usuários do Instagram começaram a receber nesta quarta-feira (6) uma nova funcionalidade que permite repostar publicações de outros perfis diretamente no feed ou nos reels, sem necessidade de capturas de tela ou uso de aplicativos externos. A atualização, que está sendo liberada de forma gradual, marca uma mudança importante no modo de compartilhamento de conteúdo dentro da rede social.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A novidade, que já estava em fase de testes, aproxima o Instagram do TikTok, seu principal concorrente, que possui a função de repostagem desde 2022. Agora, abaixo de cada postagem, ao lado dos botões de mensagem e de compartilhamento, aparecerá um novo ícone com duas setas que se cruzam, indicando a opção de “repost”.
Com apenas um toque, o usuário pode republicar o conteúdo desejado. Após clicar no botão, é possível incluir um comentário ou legenda, caso queira contextualizar o compartilhamento. Os conteúdos repostados serão exibidos em uma aba específica no perfil do usuário, onde amigos e seguidores poderão visualizar todos os posts republicados.
A Meta, empresa responsável pelo Instagram, informou que contas públicas poderão desativar a opção de repostagem acessando a seção de Configurações, na aba de compartilhamento. Assim, quem preferir manter seus conteúdos restritos a postagens originais poderá limitar esse tipo de interação.
A nova função é parte da estratégia da plataforma para aumentar o engajamento e o tempo de permanência dos usuários no aplicativo. Com a possibilidade de redistribuir conteúdos de forma simples e direta, o Instagram espera estimular a viralização de posts e a circulação de tendências entre seus milhões de perfis ativos.
Outra atualização prevista, por enquanto apenas nos Estados Unidos, é a criação de um “mapa de amigos”, que permitirá visualizar a localização ativa de contatos. A função deve ser expandida para outros países nos próximos meses.