Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país devem abrir para atendimento presencial extra neste sábado (24) e domingo (25). A medida tem como objetivo antecipar agendamentos e reduzir os impactos da suspensão dos atendimentos presenciais prevista para os dias 28, 29 e 30 de janeiro, em razão de manutenção programada nos sistemas previdenciários.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Até o momento, porém, o INSS não confirmou se a agência de Santa Maria, localizada na Rua Venâncio Aires, seguirá o cronograma nacional de abertura no fim de semana. O Instituto informou que beneficiários que preferirem atendimento em dias úteis poderão solicitar o reencaixe do agendamento.
Enquanto isso, os canais remotos – Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135 – permanecem funcionando normalmente até o dia 27, oferecendo acesso a mais de 100 serviços digitais.
Suspensão por manutenção nos sistemas
Entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30), todas as agências do INSS no país estarão fechadas para atendimento presencial. A paralisação ocorre devido a melhorias programadas nos sistemas da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
Além disso, os canais remotos Meu INSS e a central telefônica 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27, com previsão de retomada apenas no dia 31. Segundo o INSS, a intervenção tem como objetivo a modernização das plataformas utilizadas no atendimento aos segurados.
Instabilidade no Meu INSS e alta no volume de acessos
Em nota à imprensa divulgada em 21 de janeiro, a Dataprev, responspavel pelo aplicativo e pelo site, informou que, desde segunda-feira (19), o sistema Meu INSS vem registrando um aumento atípico no volume de acessos, com impacto no tempo de resposta da plataforma.
De acordo com a empresa, a média diária de acessos ao sistema é de aproximadamente 3,5 milhões. No entanto, os registros consolidados apontam aumento de 202,9% na segunda-feira (19), quando o número chegou a 10,6 milhões, e de 208,6% na terça-feira (20), com 10,8 milhões de acessos. Até as 13h de quarta-feira (21), o volume registrado foi de 5,9 milhões, o que representa alta de 68,6%.
Segundo a Dataprev, a elevação da demanda está relacionada, entre outros fatores, à maior procura pela consulta da margem disponível para empréstimo consignado, em razão do reajuste do salário mínimo a partir deste mês.
A empresa também aponta aumento no fluxo de desbloqueio de empréstimos após a virada da folha de pagamento, procedimento que passou a exigir cadastramento de biometria conforme regras do INSS em vigor desde novembro, em cumprimento ao Decreto nº 12.561/2025.
Outro fator citado é a concentração de acessos após a divulgação da indisponibilidade programada dos sistemas entre os dias 28 e 30 de janeiro. Segundo a Dataprev, a manutenção envolve a migração de dados para uma plataforma tecnológica mais atual, com o objetivo de ampliar a capacidade de evolução e sustentabilidade das soluções previdenciárias.
Medidas de mitigação
Ainda conforme a Dataprev, desde o início da instabilidade o caso vem sendo tratado como prioridade. Entre as medidas adotadas está a redistribuição do tráfego de acessos.
A empresa informou que, mesmo com a instabilidade, foram emitidos mais de 864 mil extratos de benefícios na segunda-feira (19) e mais de 1 milhão na terça-feira (20). Dados parciais de quarta-feira (21) indicam que mais de 310 mil usuários conseguiram realizar o serviço. A Dataprev afirma que segue monitorando o desempenho do sistema e atuando para estabilizar o acesso à plataforma.
Reflexos em Santa Maria
A instabilidade de alcance nacional registrada no aplicativo Meu INSS desde segunda-feira (19) provocou reclamações de usuários em diferentes regiões do país. Foram relatadas dificuldades de acesso tanto pelo aplicativo quanto pelo site, incluindo falhas no login e páginas que não carregavam corretamente.
Em Santa Maria, os reflexos do problema foram percebidos diretamente no atendimento presencial. Com o sistema fora do ar, a procura pela agência local aumentou, resultando em filas desde as primeiras horas da manhã ao longo da semana.