Foto: Jâneo Manoel (Arquivo Pessoal)
O furto de hidrômetros tem tirado o sossego de moradores em bairros como Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Maria. Segundo o morador da Avenida Nossa Senhora das Dores, Jâneo Manoel, 35 anos, a situação está se tornando insustentável: além do prejuízo financeiro, os furtos causam vazamentos, transtornos burocráticos e aumentam a sensação de insegurança.
Procurada, a Corsan orienta que a primeira medida a ser tomada pelas vítimas é o registro de um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O relato de um morador
De acordo com Jâneo Manoel, a cena de hidrômetros arrancados de residências e comércios tem se tornado comum na região.
– Se a gente circular pelo bairro, vai ouvir vários relatos de pessoas que tiveram o aparelho praticamente arrancado. Não se sabe porquê, talvez seja porque haja algum tipo de material que é vendido a troco de alguma coisa – relata Jâneo.
Além do custo de reposição, o furto causa transtornos imediatos. A água é cortada e, muitas vezes, um vazamento se inicia, exigindo que o morador tome providências para comprovar o crime junto à companhia de água.
– Ficamos à mercê de estimativas e cobranças erradas. O que eu sinto como morador é um descuido enorme pela segurança do bairro. É uma sensação de invasão – desabafa.
O morador finaliza com um apelo às autoridades por mais fiscalização:
– Essa situação está insustentável e recorrente.
O que diz a Corsan
Em nota, a Corsan esclareceu os procedimentos que devem ser adotados pelos clientes em casos de furto de hidrômetros. Segundo a companhia, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia Civil ou através da Delegacia Online.
Com o boletim em mãos, o cliente deve entrar em contato com a Corsan para solicitar a reposição do equipamento. A empresa informa que o prazo para a reinstalação é de 24 horas. O registro do BO é fundamental, pois, segundo a Corsan, ele evita a cobrança da multa por retirada, violação ou uso indevido do aparelho.