Centro

Há 32 anos, dona Delci cuida do jardim do Parque Itaimbé

Dandara Flores Aranguiz

"Roseiras, begônias, ipês, araucárias, palmeiras, bromélias, orquídeas e lírios estão entre as espécies vegetais que encantam quem aprecia as belezas do Parque Itaimbé, uma área verde bem no centro da cidade.

Leia mais notícias da coluna Diário nos Bairros

A guardiã de tanta diversidade é a aposentada Delci Brasil Leal. Ela não revela a idade, mas conta que há 32 anos se dedica aos cuidados quase diários à jardinagem, bem na porta de casa.

– Quando plantaram as espécies de jambolão em algumas partes aqui do parque, na parte daqui da frente, não tinha nada, era feio. Aí, comecei o trabalho de formiguinha. Plantava uma coisa, organizava outra. Muitas coisas, eu consegui, outras, comprei. Hoje, eu faço mudas, compro a maioria das plantas e trago alguma coisa de outros lugares também – comenta.

Ao todo, são mais de 30 metros que recebem a atenção de dona Delci, que conta com a ajuda do marido para a aquisição dos equipamentos e ferramentas utilizados na jardinagem. Além disso, um funcionário ajuda, sempre que necessário, no corte de grama e na poda das árvores.

Os bancos da área verde cuidada pela aposentada foram fabricados especialmente para o local. Até mesmo as casinhas dos passarinhos colocadas nas árvores são feitas por ela, que compra, pinta e pendura. O jardim é tão belo que chama a atenção de algumas pessoas, que, desavisadas, acabam levando algumas mudas para casa:

– Levam muitas plantas embora. Semana passada mesmo, plantei um lírio lindo, e, no outro dia, não estava mais lá. Cuido porque gosto mesmo. Tudo isso é vida! – ensina a guardiã do belo jardim.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem é presa após dar à luz em Santiago

Próximo

Vai cair na folia? Veja a previsão do tempo para o Carnaval em Santa Maria

Geral