Grupo indígena segue em ocupação em área da Fepagro

Vitor Zuccolo e Letícia Klusener

Grupo indígena segue em ocupação em área da Fepagro

Foto: Vitor Zuccolo (Diário)

Os indígenas que ocuparam a área do Centro de Pesquisas da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), no distrito de Boca do Monte, em Santa Maria, na terça-feira (15) permaneciam no local até a manhã deste sábado (19). São 30 pessoas que ocupam o local, que são de Passo Fundo, Tenente Portela e Santa Maria. Segundo o líder Erni Amaro, o grupo veio para a cidade após perder tudo nas últimas enchentes. Apenas uma pequena parte do local é utilizada pelo grupo. Além disso, os chuveiros instalados no local foram desligados. Somente algumas luzes foram instaladas em uma pequena parte do local. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Conforme explicação do líder, devem seguir no local. O interesse do grupo é produzir artesanato para vender no centro de Santa Maria e em outras cidades: 

– Por nós, estamos abertos ao diálogo. A gente não quer briga com ninguém, porque briga só vai piorar a situação e não é o caminho certo – afirmou Erni. 

A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária entregou uma notificação extrajudicial dando prazo de 48 horas para que o grupo deixe o local. O prazo acaba às 18h deste sábado (19). Se o grupo não respeitar o pedido, há possibilidade de o governo do Estado entrar com ação na Justiça para pedir a reintegração de posse.

A Brigada Militar e o Comando Rodoviário da Brigada Militar fazem o monitoramento do local. 

*Colaboraram Deni Zolin, Maria Júlia Corrêa e Rian Lacerda

Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto Bate-Papo Astronômico diz que pode encerrar atividades no Tecnoparque por falta de segurança Anterior

Projeto Bate-Papo Astronômico diz que pode encerrar atividades no Tecnoparque por falta de segurança

Mistério revelado: limousine que circulou por Santa Maria é a primeira da região com serviço para eventos e faz sucesso em festas Próximo

Mistério revelado: limousine que circulou por Santa Maria é a primeira da região com serviço para eventos e faz sucesso em festas

Geral