Foto: Vitor Zuccolo (Diário)
Os indígenas que ocuparam a área do Centro de Pesquisas da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), no distrito de Boca do Monte, em Santa Maria, na terça-feira (15) permaneciam no local até a manhã deste sábado (19). São 30 pessoas que ocupam o local, que são de Passo Fundo, Tenente Portela e Santa Maria. Segundo o líder Erni Amaro, o grupo veio para a cidade após perder tudo nas últimas enchentes. Apenas uma pequena parte do local é utilizada pelo grupo. Além disso, os chuveiros instalados no local foram desligados. Somente algumas luzes foram instaladas em uma pequena parte do local.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme explicação do líder, devem seguir no local. O interesse do grupo é produzir artesanato para vender no centro de Santa Maria e em outras cidades:
– Por nós, estamos abertos ao diálogo. A gente não quer briga com ninguém, porque briga só vai piorar a situação e não é o caminho certo – afirmou Erni.
A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária entregou uma notificação extrajudicial dando prazo de 48 horas para que o grupo deixe o local. O prazo acaba às 18h deste sábado (19). Se o grupo não respeitar o pedido, há possibilidade de o governo do Estado entrar com ação na Justiça para pedir a reintegração de posse.
A Brigada Militar e o Comando Rodoviário da Brigada Militar fazem o monitoramento do local.
*Colaboraram Deni Zolin, Maria Júlia Corrêa e Rian Lacerda
Leia mais
- Indígenas que ocupam área em Santa Maria estariam sem energia elétrica, e chuveiros teriam sido retirados do local; Seapi nega corte de luz
- "Queríamos um lugar bom, para que nossas crianças não sofram mais com enchentes", conta líder indígena sobre ocupação de área em Santa Maria
- Diretora da escola de Boca do Monte diz que retirada de alunos após ocupação da área por indígenas foi tranquila
- "A gente perdeu tudo", diz líder de grupo indígena que ocupou Fepagro em Santa Maria
- Estado dá prazo para que indígenas deixem área ocupada da Fepagro até este sábado