Foto: Pablo Iglesias (Diário)
"Noite Atleticana" marcou o primeiro dia de Calourada na Gare
A primeira noite da Calourada de Inverno 2025 foi realizada nesta terça-feira (5), na Gare da Estação Férrea de Santa Maria, depois de ser adiada na segunda-feira (4) devido à chuva. O evento marca a recepção dos novos estudantes universitários da cidade, especialmente os cerca de 2 mil calouros que ingressaram na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) neste segundo semestre.
Apesar do frio, o tempo firme garantiu o sucesso da noite, que contou com grande presença de público e animação ao som de DJs. Os portões se abriram por volta das 18h, mas o movimento maior começou após as 20h, quando estudantes chegaram em grupos pela Avenida Rio Branco. Para facilitar o acesso à Gare, o trânsito foi alterado no cruzamento com a Rua Manoel Ribas.
A segurança do evento foi reforçada por meio da atuação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), com revistas pessoais e monitoramento por câmeras instaladas em diferentes pontos do local.

– O objetivo das forças de segurança é garantir a segurança total do ambiente. As câmeras possuem diversas tecnologias e estão espelhadas no painel de monitoramento do Centro Integrado de Operações e nos ajudam a controlar o ambiente e agir, se for o caso, de uma maneira rápida e efetiva – destaca o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes,
A Calourada de Inverno também passou por uma reformulação neste ano, sendo realizada exclusivamente para estudantes universitários. A proposta é reforçar o vínculo entre os calouros e a cidade.
– A calourada é um evento em que se trata do pertencimento do estudante com o momento e do legado de uma cidade universitária. O evento foi feito para os calouros e todos os universitários, e por isso eles precisam se apropriar cada vez mais dessa festa que é pra eles – ressalta a secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro
Entre os participantes da primeira noite, estava Caroline Amaral de Souza, 18 anos, natural de Cachoeira do Sul, ela é bixo do curso de Ciências Contábeis da UFSM. Ao lado de colegas, ela marcou presença no evento para comemorar o início da vida universitária.

– Estou vivendo um momento único. É indescritível a energia que a UFSM passa pra gente, e eu estou muito feliz de estar vivendo isso – celebra a estudante.
Confira a programação desta quarta-feira
o tema da noite será “Retrô na Vibe Atleticana”, com atrações inspiradas nos anos 2000. Veja as atrações:
- 19h: DJ Freiz
- 20h: Samba Move
- 21h: DJ Dudu
- 22h30min: Milbeatz