Foto: Daniel Tonetto (Arquivo Pessoal)
A quinta-feira (25) começou gelada na Região Central, com sensação térmica ainda mais baixa por causa do vento leste. Em cidades como Nova Palma (6,4°C), Júlio de Castilhos (6,6°C) e Cruz Alta (7,4°C), os termômetros registraram mínimas de inverno. Em Santa Maria, segundo o meteorologista Gustavo Verardo, a mínima ficou entre 10°C e 11°C, mas com sensação de apenas 8°C.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao longo do dia, o tempo segue firme e ensolarado, porém ventoso, com rajadas de até 40 km/h. As máximas não passam de 20°C a 21°C. O frio persiste até o amanhecer desta sexta-feira, mas as temperaturas sobem gradualmente: máximas de 23°C na sexta e de 24°C a 25°C no fim de semana.
No entanto, o sábado à tarde marca a chegada da chuva, acompanhada de trovoadas e descargas elétricas. A instabilidade se prolonga até domingo de manhã, com volumes entre 20 e 25 milímetros.
Para a próxima semana, a previsão indica o retorno de um padrão mais típico da primavera: pancadas de chuva entre terça e quinta-feira, mínimas em torno de 15°C e máximas de 23°C a 24°C. Segundo Verardo, ainda não é possível cravar que este seja o último pulso de ar frio do ano, já que a transição para o fenômeno La Niña pode trazer novas ondas tardias.
Confira as mínimas e máximas para os próximos dias
- Sexta-feira (26): mínima de 9°C - máxima de 23°C
- Sábado (27): mínima de 13°C - máxima de 25°C
- Domingo (28): mínima de 16°C - máxima de 24°C
- Segunda-feira (29): mínima de 14°C - máxima de 25°C
- Terça-feira (30): mínima de 15°C - máxima de 24°C