Foto: Arthur Camponogara (Diário)
O amanhecer desta segunda-feira (1º) trouxe tons de rosa e laranja ao céu de Santa Maria, antes da chegada da instabilidade prevista para os próximos dias.

O mês de setembro começa nesta segunda-feira (1º) com forte instabilidade no Rio Grande do Sul. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, há risco de chuvas volumosas, alagamentos e inundações já na primeira quinzena, especialmente nas regiões oeste e central do Estado. Em apenas dois dias, entre quarta (3) e quinta-feira (4), os acumulados podem ultrapassar os 80 a 100 milímetros. Em Santa Maria, a instabilidade pode ser sentida já no período da manhã desta segunda, com pancadas típicas de verão acompanhadas de descargas elétricas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O meteorologista explica que setembro, por ser o mês de transição entre o inverno e a primavera, costuma ser marcado por mudanças bruscas no tempo. Este ano, a expectativa é de um período ainda mais instável, com acumulados que podem superar a média histórica já nos primeiros 15 dias. Como os rios da Região Central estão com níveis elevados devido às chuvas de agosto, há risco de novas cheias.
Chuva distribuída e risco de cheias
De acordo com Verardo, a instabilidade deve ocorrer de forma contínua até, pelo menos, o dia 11. A chuva não cairá toda de uma vez, mas de maneira frequente, intercalada por pancadas típicas de verão, acompanhadas de descargas elétricas. O alerta é maior para o oeste e o centro do RS, onde os acumulados tendem a ser mais expressivos.
Além disso, já no dia 8 de setembro, um novo episódio de chuva intensa deve atingir o Estado, elevando ainda mais o risco de enchentes.
Temperatura em queda no fim da semana
Apesar da instabilidade, a semana começa com temperaturas elevadas para o período, na casa dos 21 °C logo pela manhã em Santa Maria. A virada acontece a partir do final da semana: após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar avança e provoca queda acentuada nos termômetros, trazendo frio intenso na sexta (5) e no sábado (6).
Confira as mínimas e máximas para os próximos dias
- Segunda-feira (1º): mínima de 18°C - máxima de 25°C
- Terça-feira (2): mínima de 18°C - máxima de 24°C
- Quarta-feira (3): mínima de 17°C - máxima de 25°C
- Quinta-feira (4): mínima de 12°C - máxima de 17°C
- Sexta-feira (5): mínima de 6°C - máxima de 14°C