realização

FOTOS + VÍDEO: paciente com câncer se casa no campus da UFSM

Dandara Flores Aranguiz

O verde e o colorido das flores do jardim ao lado da Turma do Ique, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foram o cenário perfeito para a celebração de união entre Valquíria Soares Flores, 41 anos, e Iagor da Silva Moraes, 25. Há seis meses, ela descobriu que estava com um tumor de pâncreas em estágio avançado e seguiu os protocolos: iniciou o tratamento, fez quimioterapia, mas os remédios não surtiram efeito. Pelo contrário, a medicação acabou deixando a saúde e o organismo de Valquíria mais debilitados.

Garçom que trabalhou 32 anos no restaurante Augusto conta histórias da vida e do estabelecimento

Por escolha própria, ela decidiu interromper a quimioterapia e ir para casa, ficar perto dos filhos e do companheiro. Em conversas com a equipe de cuidados paliativos do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Valquíria demonstrou o desejo em realizar um sonho: ter uma cerimônia de casamento. O casal já vivia junto, mas faltava a celebração da união.

Prontamente, um "grupo de anjos", como ela mesma fala, fez de tudo para que esse sonho se tornasse real.

- Nos mobilizamos e cada um fez um pouco. Um cedeu as flores, outro, os salgados, os doces, o bolo, as roupas para os noivos... Está todo mundo emocionado e feliz, porque é um abraço que a vida dá na gente. Nos cuidados paliativos nós procuramos realizar os desejos, sonhos, as vontades de viver, priorizamos que o paciente não viva 24 horas com a doença - comenta Noeli Birk, enfermeira da equipe de cuidados paliativos do Husm.

Um grupo de musicistas voluntárias foi responsável pela trilha sonora da cerimônia, que foi celebrada por integrantes do Centro de Educação Espírita Boa Nova.

Kombi tomba em acidente de trânsito no Centro de Santa Maria

Junto há quase oito anos, o casal fez questão de compartilhar o momento com familiares, amigos e muitos voluntários e conhecidos.

- A mensagem que eu quero deixar para eles é que devemos viver o hoje e não se preocupar com outras coisas que não tenham relevância. É viver o presente, cada dia da vida. O Iagor é um anjo que desceu do céu para me abençoar e é com ele que vou ficar até o último dia da minha vida - declarou a noiva.

A cerimônia durou cerca de 30 minutos e foi do jeitinho que ela e o noivo escolheram.

- Vivemos muita coisa juntos. Hoje é um momento muito especial, é um sonho que a gente sempre teve. Eu me sinto muito feliz, muito orgulhoso de estar aqui. Ela já fez muito por mim e chegou a hora dela viver esse momento. Eu posso viver mil anos, mas jamais vou conhecer alguém tão forte quanto ela - relatou o noivo, emocionado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem cinto de segurança, você se dá conta do risco que está correndo? Anterior

Sem cinto de segurança, você se dá conta do risco que está correndo?

Garçom que trabalhou 32 anos no restaurante Augusto conta histórias da vida e do estabelecimento Próximo

Garçom que trabalhou 32 anos no restaurante Augusto conta histórias da vida e do estabelecimento

Geral