
Em clima de Copa, a tradicional Feijoada Solidária do Diário já tem data marcada para reunir boa gastronomia, música e solidariedade em Santa Maria. O evento acontece no dia 28 de junho, das 11h às 16h, no Avenida Tênis Clube (ATC), com uma programação especial para toda a família e parte da renda revertida para entidades beneficentes da cidade.
A proposta do evento vai muito além da confraternização. A cada edição, a Feijoada Solidária reforça seu compromisso social ao apoiar instituições que desenvolvem trabalhos fundamentais junto à comunidade santa-mariense. Neste ano, participam da ação o Banco de Alimentos de Santa Maria, CACC, Casa da Amizade, ONG Nossa Vida Sua Vida, Lar das Vovozinhas, Lar Vila Itagiba, Projeto Nações em Ação, Associação Leon Denis e Projeto Akiles.
Gastronomia e atrações para toda a família
O ingresso all inclusive custa R$ 170 e dá direito à tradicional feijoada completa assinada pela chef Andrea Loreto, além de chopp, caipirinha e sobremesas. Crianças de 5 a 10 anos pagam R$ 70 e menores de 4 anos têm entrada gratuita.
Responsável pela gastronomia do evento, a chef Andrea Loreto afirma que a proposta é proporcionar uma experiência acolhedora e cheia de sabor para o público.
“Pensamos em uma feijoada completa, bem farta, equilibrada e cheia de elementos tradicionais. Vamos receber as pessoas com um caldinho de feijão logo na chegada, para já entrarem no clima da festa”, destaca.
Além da tradicional feijoada, o cardápio contará com porco assado, saladas, couve, laranja, farofas e acompanhamentos especiais e molhos diversos. O menu também terá polenta frita e uma variedade de sobremesas, incluindo pavlova, sagu, entre outros.
“A ideia é que as pessoas sejam muito bem recebidas, comam bem, se divirtam e celebrem mais uma vez essa tradicional Feijoada do Diário”, completa Andrea.
A programação musical contará com DJ Pilecco, banda Sonia Bis e Só Vale Samba, prometendo animar o público ao longo da tarde. Para os pequenos, a Feijoadinha terá espaço especial com brinquedos, recreação, música com a Kidscoteca e um cardápio diferenciado.
Entidades fortalecem ações sociais com o evento
Mais do que uma festa, a Feijoada Solidária representa uma importante oportunidade de arrecadação e divulgação para as instituições participantes. A Associação Leon Denis, por exemplo, atua acolhendo gratuitamente familiares de pacientes vindos de outros municípios para tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), oferecendo hospedagem e alimentação.
A assistente social da entidade, Stéfani de Almeida, destaca que a participação no evento fortalece o trabalho realizado diariamente pela associação.
“Foi um retorno muito bom para nós no ano passado, então neste ano quisemos participar novamente. Além da arrecadação, é uma forma das pessoas conhecerem mais o nosso trabalho e a importância da instituição”, afirma.
Atualmente, a Associação Leon Denis conta com 25 vagas de acolhimento, além de três kitnets destinadas a transplantados. Segundo Stéfani, a demanda é constante e o trabalho só é possível graças ao apoio da comunidade, voluntários e ações beneficentes.
“A gente acolhe pessoas que estão vivendo um momento muito delicado, longe das suas cidades e acompanhando familiares em tratamento. Tentamos oferecer o melhor acolhimento possível”, ressalta.
Outra entidade beneficiada pela Feijoada Solidária é o Projeto Akiles, que participa do evento pela primeira vez. A iniciativa atua de forma voluntária no resgate, recuperação, alimentação, castração e adoção responsável de animais em situação de vulnerabilidade e maus-tratos.
Além do cuidado direto com os animais, o projeto também desenvolve ações educativas em escolas, promovendo conscientização sobre empatia, responsabilidade e bem-estar animal.
Para Cleber Luis Santos, integrante do projeto, participar da Feijoada Solidária representa uma oportunidade de ampliar o impacto social da iniciativa.
“Essa oportunidade vai gerar impacto direto no alimento chegando onde falta, abrigo chegando onde existe abandono e esperança chegando onde ninguém mais chegou”, destaca.
Os ingressos podem ser adquiridos diretamente com as entidades participantes, na sede do Grupo Diário, localizada na Faixa Nova de Camobi, 4975, ou ainda pela plataforma Sy
Oba! apresenta Feijoada Solidária do Diário, que conta com patrocínio de Zami Diagnósticos, Funerária Ipiranga, Unimed, Bendita Semijoias, Cancian Imóveis, Shopping China, Hyundai CarHouse e Casa da Audição. O evento também recebe apoio de Panifício Mallet, Fasolo Consórcio, Multiplaspel, Lourdinha Amorim Cabelo e Pele, Joh Perfumes Árabes, Evont Contabilidade, Unism, Dermapelle Farmácia de Manipulação, Piccini Som e Luz, Andrea Loreto, Kris Eventos, ATC, Bartzen Bier e Bunker Easy Bar.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (55) 99606-1012.