Feicoop volta a ser presencial, e tem expectativa de receber mais de 500 produtores e expositores em Santa Maria

Bernardo Abbad

Feicoop volta a ser presencial, e tem expectativa de receber mais de 500 produtores e expositores em Santa Maria

Com o tema “Construindo a Sociedade do Bem Viver: por uma Ética Planetária”, a Feicoop está de volta, neste ano, ao seu formato presencial. A 28ª edição da feira ocorrerá de 15 a 17 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Além da comercialização de produtos, o evento contará com uma programação de palestras, encontros, seminários, oficinas e apresentações artísticas. A 28ª Feicoop é promovida pelo Projeto Esperança/Cooesperança, braço da Arquidiocese de Santa Maria, juntamente com a prefeitura de Santa Maria, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A programação completa da 28ª Feicoop deve ser divulgada no início da próxima semana. 

Conforme José Carlos Peranconi, o Zeca, que coordena o Projeto Esperança/Cooesperança e atua nos grupos locais de economia solidária desde 1989, é um motivo de alegria organizar a feira, sendo cada ano uma expectativa diferente. Porém, desta vez, Zeca aposta na volta do evento ao seu formato totalmente presencial como um chamariz para o público. Devido à pandemia de Covid-19, a edição de 2020 foi totalmente virtual, e a de 2021 ocorreu em um formato híbrido.– Neste ano, percebemos o entusiasmo do público pela volta presencial da feira. Estamos preparados para receber milhares de pessoas, com todos os protocolos sanitários exigidos – conta Zeca.

Já entre os feirantes e produtores, a expectativa é de mais de 500 participantes, expondo e comercializando produtos dos mais variados segmentos, como agroindústria, panificação, hortifruti, artesanato, flores, além de material produzido por indígenas, quilombolas e movimentos sociais. De acordo com Zeca, já há presenças confirmadas de expositores da Argentina e de vários Estados do Brasil.

Leia também:

Após quase um mês da partida, Irmã Lourdes Dill comenta nova rotina no MaranhãoIrmã Lourdes: a despedida e o legado de 35 anos dedicados a Santa Maria e região

Apoio dos vereadores 

Para realizar um evento deste porte, a Feicoop tem auxílio de, aproximadamente, R$ 450 mil reais. Como ocorreu em outras edições, parte do valor vem através de emendas parlamentares de deputados federais; neste ano, de Paulo Pimenta (PT) e Elvino Bohn Gass (PT). Pela primeira vez, emendas impositivas da Câmara dos Vereadores de Santa Maria também foram destinadas à organização da feira. As emendas dos vereadores Valdir Oliveira (PT), Maria Rita Py Dutra (PCdoB), Ricardo Blattes (PT), Paulo Ricardo Pedroso (PSB), Getúlio de Vargas (Republicanos) e Tubias Callil (MDB) somaram R$ 102.927,92.

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) lembra que Santa Maria é referência mundial em economia solidária e também comenta a expectativa para o evento:– Estamos, mais uma vez, juntos ao projeto Esperança/Cooesperança nesta 28ª Feicoop. E muito felizes porque, em 2022, vamos poder estar de forma presencial novamente, nos encontrando, nos abraçando e celebrando esse evento maravilhoso. Tenho certeza de que Santa Maria vai receber os participantes de fora com muito carinho.

Este ano, a 28ª Feicoop recebe, também, a 6ª Plenária de Economia Solidária, de 12 a 14 de julho, que deve reunir em torno de 300 pessoas de todo Brasil. 

A Feicoop

A Feicoop ocorre tradicionalmente no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na Rua Heitor Campos, atrás da Basílica Nossa Senhora Medianeira. Nos pavilhões, o público poderá encontrar produtos hortifrutigranjeiros e de agroindústrias e artesanato, além de debates e painéis voltados à economia solidária. Realizada há quase 30 anos, a feira costuma atrair caravanas de outros Estados e países da América Latina. Segundo a organização do evento, na última edição, cerca de 60 mil pessoas passaram pela Feicoop.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria terá final de semana com tempo seco e aumento nas temperaturas Anterior

Santa Maria terá final de semana com tempo seco e aumento nas temperaturas

Toquinho traz o espetáculo “A Arte de Viver” para a Quarta Colônia Próximo

Toquinho traz o espetáculo “A Arte de Viver” para a Quarta Colônia

Geral