Ex-presidente Bolsonaro volta ao Brasil após três meses nos Estados Unidos

Maria Júlia Corrêa

Ex-presidente Bolsonaro volta ao Brasil após três meses nos Estados Unidos
Após um período de três meses nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está de volta ao Brasil. O avião com o ex-presidente aterrissou às 6h40min da manhã desta quinta-feira (30) no Aeroporto Internacional de Brasília.

Centenas de apoiadores aguardavam por Bolsonaro no saguão e esperavam recepcioná-lo. Porém, ele saiu por uma rota reservada e seguiu, em comboio escoltado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para um evento fechado com familiares e aliados na sede do Partido Liberal (PL). Isso ocorreu após uma determinação da Polícia Federal (PF), para manter o fluxo normal do aeroporto, que, nas quintas-feiras, é o dia de maior movimento.

Na chegada ao prédio, foi recebido pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e pelo ex-ministro Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022. Bolsonaro deve aceitar o convite de Valdemar Costa Neto e se tornar presidente de honra do PL – partido ao qual se filiou há pouco mais de um ano para disputar a reeleição em 2022. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também assumiu um cargo no partido neste mês: o de presidente do PL Mulher. Trata-se do órgão da legenda voltado para a promoção das mulheres nas atividades política e partidária.

Bolsonaro embarcou para Orlando, na Flórida (EUA), no dia 29 de dezembro de 2022, dois dias antes do fim de seu mandato e não participou da passagem da faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante o período em que ficou no Exterior, teve seu nome envolvido em mais uma polêmica: os presentes avaliados em R$16,5 milhões da Arábia Saudita. Na sexta-feira (24), por meio dos seus advogados, o ex-presidente entregou as joias e as armas que recebeu de presente.

Na próxima quarta-feira (5), Jair Bolsonaro deve prestar depoimento para dar explicações sobre joias e outros presentes recebidos durante o mandato. As investigações estão sendo feitas pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral investiga acusações feitas por Bolsonaro ao sistema de urnas eletrônicas.

Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita

Governo Bolsonaro gastou R$ 11 mil em padaria de Santa Maria; entenda o motivo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem que estrangulou ex-companheira até a morte em São Gabriel é condenado a 19 anos de prisão Anterior

Homem que estrangulou ex-companheira até a morte em São Gabriel é condenado a 19 anos de prisão

Eduardo Barnewitz Imóveis: uma trajetória marcada por conquistas e cafés Próximo

Eduardo Barnewitz Imóveis: uma trajetória marcada por conquistas e cafés

Geral