cartão-postal

Estrada do Perau recebe melhorias, mas ainda há pichações e lixo no local

Carmen Staggemeier Xavier

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Estrada do Perau foi recuperada, mas ainda falta acabar com as pichações

Quem passa pela histórica Estrada do Perau já percebe um novo cenário. Concluída há quase duas semanas, a ação de uma força-tarefa no local, que liga Santa Maria a Itaara, permite que os mirantes voltem a ser utilizados por visitantes e oferece mais segurança aos motoristas. Os trabalhos incluem poda de árvores, pintura dos meios-fios e dos mirantes e limpeza ao longo do trajeto, abrangendo cerca de cinco quilômetros, desde a Rua Vereador Antônio Dias, no Bairro Campestre do Menino Deus, até o limite com a cidade vizinha.

O que a gente se pergunta é: até quando vai continuar assim? Até quando teremos de conviver com pichações nos mirantes? Até quando teremos e conviver com o lixo largado pela via? 

Prefeitura divulga programação dos 160 anos de Santa Maria

Nos últimos dias, a equipe do Diário percorreu esse trecho para conferir de perto os resultados. Apesar do serviço de manutenção, ainda é possível encontrar lixo depositado irregularmente em meio à mata que fica às margens da estrada.

- Seria muito bom se continuasse assim. Infelizmente, a própria população não ajuda, não colabora. Se cada um fizer a sua parte, já é um bom começo -comenta o vendedor Luís Paulo Rodrigues, 48 anos, que utiliza a estrada com frequência.

Frio intenso só deve ser sentido a partir da metade do mês

Além do lixo descartado de maneira errada, outra preocupação das autoridades e de quem utiliza o Perau para deslocamento ou lazer está relacionada ao vandalismo. Pichações dos mirantes e depredações das estruturas são constantes no local.

- Essa estrada tem pontos muito lindos, que seriam locais de descanso, de lazer. Agora, ficou muito bom. Apesar de que sabemos que esses muros brancos não vão continuar assim por muito tempo. Talvez, se fosse feita uma grafitagem, um trabalho artístico nos mirantes, as pessoas respeitariam mais - sugere a balconista Ana Paula Flores, que mora em Itaara e trabalha em Santa Maria


Mirante que permite a vista de Santa Maria recebeu pintura nova. Placas, contudo, seguem pichadas.
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

TRÂNSITO
Em abril, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, informou que não havia previsão para recuperação da trafegabilidade da Estrada do Perau. No entanto, alguns serviços foram executados, principalmente nos trechos mais críticos e que ofereciam maior risco aos motoristas.

A colocação de asfalto em alguns trechos dividiu opiniões. Para André Fernandes, 28 anos, motorista, a iniciativa foi positiva:

- Pelo que ouvi, não tem gente para arrumar o calçamento. Então, se o jeito é colocar asfalto, ótimo. O que importa é que a estrada tenha condições, e que os buracos deixem de existir.

Laudos do Colégio Centenário apontam necessidade de demolição de parte do prédio

Já para o professor Josué Teixeira, o serviço não resolve o problema.

- Uma das características da Estrada do Perau é sua estrutura em pedras. Se forem colocar asfalto em cada buraco que aparecer, vai perder isso. Sem contar que, se vier uma chuva mais forte, vai levar tudo - avaliou.

O serviço na Estrada do Perau foi feito por uma equipe de 24 profissionais. A proposta do Executivo é promover esse tipo de ação a cada quatro meses.


Foto: Lucas Amorelli (Diário)
Funcionários trabalharam na manutenção da grama e na pintura do meio-fio

O QUE FOI FEITO
Confira os serviços que foram executados. Prefeitura e usuários destacam que é preciso cuidar e preservar:

Limpeza

  • Corte de grama e da vegetação que estava sobre as calçadas e em parte da estrada
  • Limpeza de mirantes e calçadas
  • Recolhimento de resíduos e manutenção de lixeiras
  • Poda de árvores

Trafegabilidade

  • Pintura dos meios-fios
  • Colocação de massa asfáltica nos trechos em que os buracos ofereciam maior risco

Onde

  • As ações ocorreram em um trecho de cerca de cinco quilômetros

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

46 marcas de azeite de oliva são reprovadas durante fiscalização Anterior

46 marcas de azeite de oliva são reprovadas durante fiscalização

199 vagas de empregos e estágios para quarta-feira Próximo

199 vagas de empregos e estágios para quarta-feira

Geral