Benefício

Entrega de cartões do Auxílio Inclusivo Municipal é prorrogada por mais 60 dias

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)

A entrega dos cartões do Auxílio Inclusivo Municipal foi prorrogado por mais 60 dias em Santa Maria. Nesta quinta-feira, último dia para a retirada do beneficio no prazo original, ainda restavam 1.604 cartões a serem retirados. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, o alto quantitativo é resultante de diversos empecilhos que surgiram no último mês:

- Encontramos algumas dificuldades pela frente. De conseguirmos ligar para a pessoa, às vezes, ela achar que a ligação é trote. Tivemos uma certa dificuldade em fazê-las entender que não é um trote, que não estão ligando para dar um golpe. Para outros telefones, chama e não atende. Então, acabamos chegando ao prazo do dia 30 e não conseguimos entregar todos os cartões. 

NOVAS AÇÕES

Em 2022, a busca ativa a partir de ligações telefônicas ainda será um dos meios usados para encontrar os beneficiados. Entretanto, Chaves ressalta que a equipe deverá realizar as ligações em horários como meio-dia e/ou depois das 18h. 

- Eu já falei com a equipe de trabalho para fazermos essa ligação depois do horário de expediente. Se as pessoas não estão conseguindo neste horário de intervalo, porque estão na rua, trabalhando ou de alguma forma, estão em outro compromisso, não conseguem atender. Então, vamos tentar fazer nesse novo horário - afirma o secretário.

Além da busca ativa, uma equipe da Secretária de Desenvolvimento Social pretende ir até a casa da beneficiados para realizar a entrega dos cartões. A iniciativa só será possível devido ao fornecimento de dados, como endereço, pela gestão do Cadastro Único (CadÚnico). 

- Vamos fazer a força-tarefa nas casa agora. Conseguimos os endereços com a gestora do Cadastro Único e, com esse dado, vamos tentar ir nas casas. Será um trabalho mais demorado, mas teremos 60 dias para fazer essa busca - explica. 

Estado não emite Avisos nem Alertas na última semana de 2021

AUXÍLIO

Ao todo, 8.111 famílias devem ser contempladas pelo programa, que visa o pagamento de duas parcelas de R$ 200, uma em novembro e outra em dezembro. Os beneficiados podem comprar itens de alimentação, higiene, limpeza e gás de cozinha em estabelecimentos credenciados, como supermercados. O Auxilio Inclusivo Municipal garante também 16 créditos de vale-transporte por família.

BAIRROS

A Secretaria de Desenvolvimento Social busca visualizar os números de cartões não-retirados também por localidades. A observação destes dados permite que ações diretas sejam realizadas nos bairros mais urgentes. Confira os dados:

  • Camobi - 218
  • Itararé e Dores - 201
  • Centro - 173
  • Tancredo Neves - 182
  • Salgado Filho - 154
  • Juscelino Kubitschek - 139
  • Urlândia - 111
  • Nova Santa Marta - 106
  • Maringá - 76
  • Lídia - 52
  • Km3 - 59
  • São José - 59
  • Caturrita - 37
  • Passo das Tropas - 18
  • Distritos - 19

*Atualizado no dia 30/12/21

Em 2021, Defesa Civil distribui mais água no interior do que em quatro anos anteriores

RETIRADA

Os beneficiados ainda poderão retirar tanto o cartão do auxílio quanto os vale-transportes, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 16h30min, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua General Neto, 504, no Bairro Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3921-7284. 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú Anterior

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú

Próximo

VÍDEO: venda de passagens no fim de ano aumenta em Santa Maria, mas está abaixo do esperado

Geral