distanciamento controlado

Em mapa definitivo, 12 das 21 regiões ficam na bandeira vermelha nesta semana

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação

Depois da divulgação preliminar das bandeiras do mapa do Distanciamento Controlado na última sexta-feira, o governo gaúcho atualizou na tarde desta segunda-feira as classificações definitivas, que vigoram a partir desta terça. Das 21 regiões Covid, 12 estão classificadas na bandeira vermelha (que representa 68,1% da população), que indica risco alto de transmissão do coronavírus. 

Confira a média móvel de casos confirmados em Santa Maria

Ao total, foram 10 recursos com pedidos de reconsideração das regiões enviados ao Gabinete de Crise do governo de Eduardo Leite (PSDB). Só um, o de Guaíba, foi deferido, e a região volta para a laranja. A justificativa é de que a região diminuiu as novas hospitalizações por coronavírus, bem como na velocidade de propagação e capacidade de atendimento referente a macrorregião Metropolitana. 

Santa Cruz do Sul e Lajeado, que antes estavam na laranja, passam para a vermelha. Permanecem na vermelha as regiões de: Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Pelotas, Porto Alegre, Capão da Canoa. 

As regiões de Uruguaiana, Cruz Alta e Ijuí, que estavam na vermelha na última semana, melhoraram e passaram para risco médio. Quando os locais são classificados com bandeira amarela ou laranja, as regras já passam a valer no sábado após o mapa preliminar. 

Já a região de Santa Maria, que nunca passou de fato para a bandeira vermelha, continua com a bandeira laranja por 16 semanas consecutivas. 

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em agosto

COGESTÃO
Uma alteração feita no protocolo do Distanciamento Controlado permite que as regiões possam criar protocolos próprios, menos restritivos do que o Estado. Por exemplo, quando uma região é classificada na bandeira vermelha, pode criar um protocolo menos restritivo, mas não igual ou menor do que a laranja. Para isso, é preciso criar um comitê científico, que faça a análise dos dados, e pelo menos dois terços dos prefeitos da região precisam concordar com as medidas. 

Nesta rodada, estão em cogestão Lajeado, Canoas, Taquara, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Porto Alegre e Capão da Canoa. A região de Uruguaiana encaminhou o protocolo próprio ao governo, mas ainda aguarda aprovação. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com a palavra Fernando Oliveira Anterior

Com a palavra Fernando Oliveira

Cientistas de Hong Kong relatam caso de reinfecção de coronavírus pela primeira vez no mundo Próximo

Cientistas de Hong Kong relatam caso de reinfecção de coronavírus pela primeira vez no mundo

Geral