Diário nos Bairros

Eliseu é um repentista que sabe fazer negócios

Silvana de Castro

"Ele é compositor, cantor, repentista, radialista e vendedor. Há 11 anos, Eliseu Soares juntou todos os seus dons e criou uma gravadora de discos, no bairro Perpétuo Socorro. Como Soares é um amante das tradições gaúchas, o mercado da Gravadora ES Discos é a música dos pampas. O primeiro trabalho lançado pela empresa foi o CD do próprio dono.

No atelier localizado na Vila Caramelo, no bairro Juscelino Kubitschek, artista produz imagens em cimento

– A dificuldade é muito grande para gravar um trabalho. Então, em vez de pagar para outra gravadora, eu mesmo fiz – conta Eliseu, conhecido no bairro por Quindim, porque também é vendedor de doce.

Depois, sugiram artistas interessados em lançar obras pela ES, como Paulo Doná, Luis Dias, Ildomar Martins, Bugre da Serra e Os Centauros. As gravações são feitas em estúdios, que são alugados. A empresa encarrega-se dos registros, de bolar a capa do disco e de transmitir o que foi gravado para um CD. Depois, tudo é encaminhado pelos Correios a Manaus (AM), para acabamento.

Pista de manobras para bicicleta é a única de Santa Maria

– É uma felicidade ver o nosso trabalho pronto. É como um filho nosso que está chegando – compara o artista, que compõe desde os 15 anos de idade.

A esposa, Ana Maria Bortolotto da Silva, 62, cuida da parte mais burocrática, apesar de cantar também. É Ana Maria quem gera o ISRC das canções, ou seja, o CPF de cada música, e manda para o Ecad. Ela também tem papel importante na divulgação: liga para as rádios e pede as músicas lançadas. Assim, as canções vão se tornando conhecidas (a exemplo do que o pai de Zezé di Camargo e Luciano, Francisco, fazia no começo da carreira da dupla sertaneja).

Leia todas as notícias do Diário nos Bairros

Soares vende CDs também de porta em porta.
– Se o artista quiser sobreviver da música, vai ter de sair vendendo. Eu saio para viajar e vender CD. Já levei CD em Salvador (BA) e São José dos Campos (SP) – relata Soares. Repentista, chegou a levar um CD para a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, com versos críticos aos políticos. Apesar de deixar um bilhete com seus contatos com os assessores dela, até hoje aguarda um retorno sobre seu trabalho. "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Adolescente desaparecida em Santa Maria teria entrado em contato com familiares

Próximo

Sargento do Exército é suspeito de estuprar menina de 14 anos em Rosário do Sul

Geral