Foto: Defesa Civil Dona Francisca (Divulgação)
Rio Jacuí alagou região do Parque Histórico Municipal em Dona Francisca, no final de semana.
O coordenador da Defesa Civil de Dona Francisca, José Regis Bordin, atualizou a situação do nível do Rio Jacuí, a principal preocupação do local em épocas chuvosas, na manhã desta segunda-feira (30). Ainda na sexta-feira (27), foi emitido um alerta de risco de inundação. Já no domingo (29), o rio estava seis metros acima do nível normal. Nesta segunda, já apresentou redução.
Segundo ele, choveu em torno de 52 milímetros no município durante o fim de semana. No entanto, a preocupação maior é quando chove "nas cabeceiras":
– Ele ficou em torno de cinco metros acima do seu nível. E segue baixando, deve estar abaixo de quatro metros. Para sentirmos o efeito das chuvas nesses locais ao norte, depende muito. Recebemos informações das medições das barragens de Passo Real, Maia Filho e Itaúba.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em caso de elevação do nível do rio e necessidade de retirada das famílias da região, o coordenador explica que já há um protocolo:
– Estamos sempre preparados. Na região da barragem de Dona Francisca, são em torno de 20 famílias. É preciso bastante elevação para ser necessária essa retirada, como as chuvas registradas em 2024, por exemplo. Tivemos rompimento do asfalto naquele momento e isso pode ter impactado a fazer com que a água se espalhasse mais.
Outro problema destacado pelo coordenador é em relação aos dois arroios, que, com alto volume de chuva, acabam elevando.