Consulta Popular sobre utilização da Gare pode ser realizada até sábado; veja como participar

Consulta Popular sobre utilização da Gare pode ser realizada até sábado; veja como participar

Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura de Santa Maria)

A população de Santa Maria pode participar da Consulta Popular Virtual sobre a utilização da Gare até este sábado (8). As sugestões do questionário "O que você gostaria que tivesse na Estação Ferroviária de Santa Maria?" podem ser feitas por meio do site da prefeituraA administração reforça que essa participação é importante para garantir que as ideias dos cidadãos sejam ouvidas pelo Executivo.


– Convidamos toda a comunidade para participar da consulta e nos ajudar a direcionar da melhor maneira a utilização da Gare, um espaço histórico e cultural do município que faz parte do Distrito Criativo Centro-Gare – convida o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB).


O edital de ocupação, que prevê a exploração de atividades comerciais e eventos relacionados à cultura, lazer, turismo e gastronomia deve ser lançado em breve, conforme o chefe do Executivo.


Como a consulta vai funcionar

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, explica que as respostas e sugestões colhidas nesta consulta darão referência ao edital.


– A Consulta Popular é mais um instrumento de referência que constará no edital de utilização da Gare. É o nosso compromisso, enquanto Gestão Pública, a partir da participação da sociedade na transformação deste espaço que é tão importante para todos nós, pela cultura, pela identidade, pela importância do local na história da cidade. Importante salientar que todos podem participar. O questionário não é dirigido apenas a uma categoria específica, mas a todos que se sentem ligados e interessados em fazer uma Santa Maria melhor e fazer da Gare um espaço de encontros e convivência – destaca a secretária.


Sobre a Lei

A lei 6.969, de 18 de dezembro de 2024, autoriza a Concessão do Uso dos Espaços Públicos da Estação Ferroviária de Santa Maria, a Gare. A lei autoriza que o Poder Executivo repasse à iniciativa privada como gestora de alguns serviços. Em contrapartida, realizará a manutenção do bem, garantirá a qualidade dos espaços, os reinvestimentos na estrutura e a sustentabilidade da operação. A lei define também o uso dos espaços abrangendo as áreas de turismo e cultura, devendo abrigar inclusive espaços gastronômicos no local.


*Com informações de Prefeitura de Santa Maria.


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aberto oficialmente, 30º Rodeio Internacional do Conesul segue com programação durante o fim de semana Anterior

Aberto oficialmente, 30º Rodeio Internacional do Conesul segue com programação durante o fim de semana

Dilermando de Aguiar terá ponte móvel após estrutura de concreto ser danificada nas enchentes de 2024 Próximo

Dilermando de Aguiar terá ponte móvel após estrutura de concreto ser danificada nas enchentes de 2024

Geral