Fotos Vinicíus Becker
Além da Festa da Medianeira, realizada em maio e a tradicional Romaria, em novembro, Santa Maria se prepara para mais uma homenagem à Nossa Senhora Medianeira em 2025. Será celebrado, nesta sexta-feira (15), o primeiro ano da coroação da Mãe Medianeira como a Rainha do Povo Gaúcho. O título concedido pela Santa Sé, em maio de 2024, é um reconhecimento à proteção dada ao Rio Grande do Sul durante os últimos eventos climáticos extremos registrados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao Diário, o vigário geral da Arquidiocese de Santa Maria (ArquiSM) e reitor do Santuário Basílica da Medianeira, padre Cristiano Quatrin, falou sobre a programação alusiva a data, que começou na terça-feira (12) com Tríduo Preparatório, ou seja, uma série de missas realizadas sempre às 18h, no Santuário. A última ocorre na noite desta quinta-feira (14).
– Tem sido um momento forte de oração e reflexão junto com a comunidade. A participação tem sido muito boa, porque esse é o momento de refletir sobre a importância de termos aqui, em Santa Maria, a Rainha do Povo Gaúcho. Nossa Senhora Medianeira com essa distinção dada pelo Papa Francisco no ano de 2024. Então, no tríduo, temos refletido bastante sobre isso, valorizando sempre a fé, a devoção e Maria, que sempre nos aponta para Jesus.
A programação também contará com mais uma edição da Feira do Doce, atividades culturais e religiosas até o domingo (17).
Feriado
A transformação do dia 15 de agosto em feriado foi solicitada oficialmente pela Arquidiocese de Santa Maria, que encaminhou uma proposta à Câmara de Vereadores no dia 26 de agosto de 2024. Após ser protocolado, o projeto de lei (PL) 9.836/2024 foi analisado e aprovado no dia seguinte em sessão extraordinária, transformando-se na Lei 6.936/2024.
Em um ato simbólico no Salão Mater Dei, do Santuário Basílica, o documento foi sancionado pelo então prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) no dia 28 de agosto. A lei entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano.
– Desde que foi decretado o feriado, começamos a pensar em uma programação que fosse muito intensa para marcar esse dia. Queremos elevar a nossa devoção à Nossa Senhora e isso é importante na cidade que leva o nome de Maria. Como preparamos uma programação para dar ênfase à importância da Rainha do Povo Gaúcho, teremos terço às 9h e missa às 10h. Às 11h, ocorrerá uma carreata pela cidade e o quadro de Medianeira vai peregrinar por Santa Maria. Serão 17 quilômetros até a catedral, onde terá a bênção dos carros por volta das 11h50min. Abrimos inscrições para motoristas e já temos mais de 60 carros inscritos na procissão. Será um momento muito significativo, porque teremos também um carro de som anunciando Medianeira, rezando e suplicando por bênçãos para as famílias e as cidades – conta o reitor da Basílica.
A programação deve seguir durante a tarde, com um benção aos municípios que fazem parte da Arquidiocese de Santa Maria. Conforme Quatrin, representantes de 26 cidades foram convidados para o momento, que também contará com a presença de autoridades como o vice-governador Gabriel Souza (MDB).
– Por volta das 16h, teremos a acolhida dos prefeitos dos 26 municípios, que passarão por um pequeno diálogo com o nosso arcebispo (Dom Leomar Antônio Brustolin). Está confirmada também a presença do vice-governador, além de outras autoridades. Vamos fazer esse diálogo juntamente com todos os padres para, às 17h, ocorrer o hasteamento das bandeiras na alameda do Parque. Serão as 26 bandeiras dos municípios, mais a bandeira do Brasil, do Vaticano, do Rio Grande do Sul e da Arquidiocese. Então, serão 30 bandeiras hasteadas. Terminado esse momento solene, todos estão convidados a ir à Basílica, onde teremos a missa às 18h com a bênção dos municípios do nosso Rio Grande, porque é o dia da celebração do primeiro ano da coroação da Rainha do Povo Gaúcho. Depois, o público poderá assistir ao tão esperado show de Délcio Tavares e a Orquestra. Serão mais de 40 artistas participando da apresentação e todos estão convidados. É só trazer sua cadeira. Esperamos que seja um dia de muita alegria e confraternização na casa da Rainha do Povo Gaúcho – afirma Quatrin.

Vale lembrar que, com a aprovação da Lei 6.936/2024 e a revogação da Lei 5.557/2011, 8 de dezembro, que é o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Santa Maria, deixou de ser feriado no Calendário Oficial de Eventos. A transferência ocorreu devido às normas da Lei nacional 9.093/1995, que trata sobre o tema no Brasil. De acordo com o artigo 2 da legislação, “são feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão”.
Como Santa Maria já contava com duas datas fixas (17 de maio – Aniversário da cidade e 8 de dezembro) e duas móveis (Corpus Christi e Sexta-feira da paixão), tornou-se necessário fazer a transferência. Mesmo que não seja mais feriado, a Arquidiocese de Santa Maria reforça que as homenagens a Nossa Senhora Imaculada Conceição no dia 8 de dezembro não deixarão de ser realizadas.
Leia também
- Feira do Doce da Medianeira começa nesta quinta-feira em Santa Maria
- O que dizem os santa-marienses sobre o novo feriado em agosto?
Parque da Medianeira
Aos poucos, o Parque e o Santuário Basílica da Medianeira vão ganhando mais vida com a decoração pensada especialmente para celebrar a Rainha do Povo Gaúcho. Segundo Quatrin, alguns espaços, como a tão esperada livraria da Arquidiocese, não devem estar prontos para receber o público, mas isso não será empecilho para homenagear Nossa Senhora.
– É uma alegria podermos estar celebrando este dia em Santa Maria com um feriado. Preparamos tudo com muito carinho, fé e devoção para aqueles que realmente buscam força e esperança para a vida. Será um momento muito forte. E para nós, enquanto Arquidiocese, é mais uma chance de manifestar o nosso acolhimento e hospitalidade com tantos que vêm a este lugar. Tudo aquilo que está sendo preparado nos entornos ou dentro da Basílica é para recepcionar e fazer a experiência de Deus nesse espaço sagrado. Aqui todos são bem-vindos. O parque é um espaço privado, mas de uso público. Eu gosto sempre de deixar claro isso. Está belíssimo o nosso parque e estamos felizes por estarmos vivendo esses dias de festa da nossa Rainha do Povo Gaúcho – conclui o reitor.
