judiciário

Comarca de Santa Maria ganha Vara Especializada de Júri

18.302

Uma vara destinada exclusivamente a julgar crimes dolosos tentados ou consumados contra a vida* e crimes conexos (que tenham sido praticado em conexão com o crime principal) passou a funcionar na Comarca de Santa Maria no dia 15 de setembro: é a Vara Especializada de Júri.

Com isso, Santa Maria é a quinta cidade a contar com a especialização. Também há varas especializadas de júri em Porto Alegre, Pelotas, Passo Fundo e Caxias do Sul.

VÍDEO: Santa Maria será pioneira na digitalização de processos no Interior do Estado

Até o momento, tramitam cerca de 600 processos na Vara de Júri de Santa Maria.

- Além de dar celeridade aos processos, a especialização permite dedicar-se exclusivamente a essa espécie de fatos contra a vida e conexos com enfrentamento à dinâmica das provas digitais e genéticas que foram introduzidas pelo denominado Pacote Anticrime, principalmente cadeia de custódia, provas científicas e laboratoriais - esclarece o titular da vara, o juiz Ulysses Fonseca Louzada.

TJ espera ter todos os processos de Santa Maria digitalizados até dezembro

Além da nova vara de Santa Maria, Louzada também responde pela Vara de Execuções Criminais Regional, instituída em julho de 2018, que absorve processos de execução penal de presos com condenação provisória ou definitiva das comarcas de Agudo, Caçapava do Sul, Cacequi, Jaguari, Júlio de Castilhos, São Sepé e São Vicente do Sul.

*Os crimes contra vida, conforme o código penal, são homicídio (consumado ou tentado); induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio; aborto; infanticídio

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

13ª RT organiza programação especial para o Dia das Crianças

Próximo

Pontos de vacinação irão receber doação de brinquedos a partir deste sábado

Geral