região histórica

Com foco na segurança e revitalização, Associação de Moradores da Vila Belga tem nova gestão

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Paulo Conceição é o novo presidente da associação

Depois de seis anos, a Associação de Moradores Ferroviários da Vila Belga ganha um novo presidente. O funcionário público Paulo Conceição, 62 anos, que vive na região histórica de Santa Maria há 31 anos e é filho de ferroviários, estará a frente da gestão pelos próximos dois anos.

Conceição encabeçou a chapa única "Vila Belga Criativa", eleita neste domingo. Ele vê com entusiasmo os primeiros passos como presidente, uma vez que começou, na semana passada, uma obra de drenagem pluvial e recuperação do pavimento das ruas da Vila Belga. A associação acompanha os trabalhos e vai fiscalizar a cobrar o andamento dos serviços.

- São obras esperadas por muitos anos, uma demanda antiga. Agora, temos o prazer de presenciar o trabalho, que é muito importante. A obra de canalização de água e esgoto vai melhorar o tráfego das ruas. Estamos muito confiantes de que, agora, o problema vai ser resolvido. Vai gerar um impacto momentâneo, como toda obra, mas é para melhorar - disse o novo presidente, em entrevista à Rádio CDN.

Empresa responsável pela revitalização externa do prédio da SUCV é contratada

Outras demandas da gestão incluem fomento ao turismo e à cultura, duas características da Vila Belga, e preservação do patrimônio histórico. Além disso, Conceição trata como prioridade a questão da segurança na região, a fim de evitar assaltos e ações de vandalismo.

- A primeira agenda oficial como presidente será uma reunião com a Brigada Militar. A segurança é uma questão de urgência. Temos as câmeras de monitoramento, que ajudam muito. Também queremos informar os moradores como se proteger - relata Paulo Conceição. 

VILA BELGA

O conjunto de casas, próximo à Gare da Viação Férrea, foi construído há mais de um século para abrigar os funcionários da empresa ferroviária Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil. A denominação "Vila Belga" faz referência à nacionalidade da empresa e aos primeiros moradores. O local é um patrimônio histórico tombado e acolhe centenas de moradores em suas casas coloridas com janelas charmosas.

"Chapa Vila Belga Criativa"

  • Presidente: Paulo Conceição
  • Vice-presidente: Carlos Alberto da Cunha Flores
  • 1º Secretário: Sergio Santine
  • 2º Secretário: Maria Eunice Rodrigues Dorneles
  • 1º Tesoureiro: Athaide Vargas Rosa
  • 2º Tesoureiro: Luis Morceli
  • Conselho Fiscal: Rafaela Vargas, Osvaldo Gomes Caetano, Rogério Dietrich, Gicele Marafiga Maciel (suplente) e José Carlos Oliveira (suplente)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Fevereiro chega a 9 óbitos em decorrência da Covid-19 em Santa Maria

Próximo

Campanha arrecada materiais escolares para crianças carentes

Geral