Folia de Momo

Clubes e festas de rua apostam na segurança neste Carnaval

Lizie Antonello

"

O que os foliões querem no Carnaval é aproveitar as festas de Momo. A ordem é se divertir sem se preocupar. Pensando nisso, os organizadores – clubes, prefeituras ou empresas contratadas – estão apostando na segurança dos locais onde haverá shows, desfiles e concentração de público.

Confira as opções para cair na folia em Santa Maria e na região

Das 14 festas levantadas pelo Diário na cidade e na região, com exceção de blocos e escolas de samba, todas as demais (12) garantiram ter empresa de segurança privada contratada, inclusive para atuar em espaços ao ar livre. Elas ainda contarão com o apoio da Brigada Militar, segundo os organizadores, para fazer policiamento no entorno dos locais de festas.

A maioria dos organizadores também está preocupada com a saúde dos frequentadores. Oito terão ambulância com equipe disponível o tempo todo no local.

Bancos estarão fechados durante o Carnaval

Depois do incêndio na Kiss, a preocupação com a prevenção de incêndios aumentou muito no Estado. Clubes foram interditados e tiveram que se adequar às regras determinadas pela nova lei estadual de prevenção, a Lei Kiss.

Segundo o capitão Daniel Dalmaso, que responde interinamente pela Seção de Prevenção de Incêndios (SPI) do 4º Comando Regional de Bombeiros, a mudança de categoria de risco dos clubes prevista na nova lei, na verdade, facilitou a vida dos clubes e entidades. Elas deixaram de ser F6, que inclui bares e boates, e passaram integrar a categoria F12, com exigências mais brandas.

Mas mesmo assim, de acordo com os bombeiros, festas realizadas em locais abertos, ao ar livre, como avenidas, praças e ruas, também precisam apresentar Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI). Nestes casos, são emitidos alvarás temporários, como os exigidos para a realização de shows.

– Se há estrutura montada – palco, lonas, arquibancadas, perímetro delimitado por cercanias –, é preciso responsável técnico e PPCI – explica Dalmaso.

Os organizadores de todas as festas, seja em ambientes fechados seja em espaços públicos, dizem estarem atentos e garantem terem todos os itens de prevenção a incêndios necessários.

Então, foliões de plantão, escolham uma das festas programadas, e aproveitem o Carnaval com segurança.

 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

São Gabriel tem caso confirmado de dengue

Próximo

Saiba como adquirir o CalenDiário Solidário de 2016

Geral