Tragédia

Chuvas causam morte de mais de 40 pessoas em Petrópolis, Rio de Janeiro

Pelo menos 44 pessoas morreram devido à chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense, na terça-feira. Vinte e uma pessoas foram socorridas com vida, segundo a Defesa Civil Estadual. Os bombeiros seguem nos trabalhos de busca por desaparecidos, uma vez que vários deslizamentos de terra e alagamentos foram registrados no município. Os números foram atualizados no começo da tarde desta quarta-feira. 

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio montaram forças-tarefas para ajudar na identificação de corpos e busca por desaparecidos. Uma estrutura foi erguida ao lado do Posto Regional de Polícia Técnica Científica (PRPTC) de Petrópolis para preservar os corpos. Estabelecida também no PRPTC, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros fará contato com famílias que buscam informações sobre desaparecidos.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Governo Rio de Janeiro/

Cidade serrana foi atingida por fortes chuvas que causaram deslizamentos de terra na terça-feira

Já o Ministério Público enviou grupos de promotores para ajudar na tarefa de identificação de corpos e auxiliar pessoas que tenham perdido seus documentos. O núcleo de busca de desaparecidos também atuará no município. A sede do MPRJ em Petrópolis foi alagada durante o temporal, mas uma equipe de manutenção já foi enviada ao local.

Ajuda para reconstruir a cidade

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou nesta  que o custo do primeiro auxílio aos moradores de Petrópolis, na Região Serrana, prejudicados pelo temporal da terça-feira, será bancado pelo governo do estado. Ele disse, no entanto, que está em entendimentos com o governo federal para um aporte de recursos para a reconstrução da cidade. Castro informou que conversou ontem com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e com o presidente Jair Bolsonaro, sobre a situação da cidade e pediu apoio.

Governo federal repassa R$ 521 mil para combate à estiagem a dois municípios da região

- Ontem (terça-feira) mesmo falei com o ministro Rogério Marinho e com o presidente Bolsonaro da necessidade de apoio e ajuda. Há uma boa possibilidade deles virem na sexta-feira (18) aqui, e na semana que vem já com o número de projetos (que serão realizados) e a real situação na parte da reconstrução. Essa parte do primeiro auxílio o governo do estado vai fazer, não vou esperar o governo federal, mas na parte da reconstrução é muito importante o apoio e o aporte deles - disse em coletiva no 15º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) Petrópolis.

Doações

O secretário estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Leandro Monteiro, disse que o município está enfrentando problemas de falta de água e de luz, além de dificuldades com sinais de celulares, devido aos estragos provocados pela chuva de terça-feira.

Na volta presencial, a UFSM vai exigir vacinação de alunos e servidores

A Águas do Imperador, concessionária responsável pela distribuição de água na cidade, disse que 19 bairros estão com o abastecimento comprometido. Entre as causas para o problema estão a falta de energia elétrica que impede o funcionamento de bombas e o rompimento de encanamentos.

A concessionária informou que equipes estão trabalhando para tentar restabelecer o sistema o mais rápido possível, mas ainda não há previsão para conclusão dos reparos. Monteiro pediu que as pessoas façam doações de água mineral aos quartéis dos bombeiros, para que possam ser entregues à cidade. (Com informações da Agência Brasil)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria recebe recursos para Centro de Referência da Mulher

Inscrições para o Concurso Audiovisual do Imposto Solidário encerram no domingo Próximo

Inscrições para o Concurso Audiovisual do Imposto Solidário encerram no domingo

Geral