Chuva forte deve chegar ao Estado nas próximas horas; confira as regiões que apresentam riscos

Chuva forte deve chegar ao Estado nas próximas horas; confira as regiões que apresentam riscos

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O mês de setembro tem sido de muitas chuvas em todo o Estado do Rio Grande do Sul. E para os próximos dias, a previsão é de que isso continue. Ainda na semana passada a BaroClima Meteorologia alertava para o risco de temporais e chuva volumosa. A sala de situação do governo do Estado, coordenada pela Defesa Civil e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em boletim meteorológico, destacou para altos volumes de chuva e temporais no Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (11). Nestes primeiros dias do mês de setembro, os volumes de chuva ocorridos já superaram a média histórica na maior parte do Rio Grande do Sul.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo o meteorologista da BaroClima, Gustavo Verardo, a maior preocupação é com o volume de chuva projetado pelos modelos matemáticos. O alerta principal é para a metade Sul do RS, onde Pelotas, Pinheiro Machado e Rio Grande devem registrar mais de 150 mm entre esta segunda-feira (11) e quarta-feira (13). 


Entre o fim desta segunda-feira (11) e a terça-feira (12), as fortes chuvas tendem a atingir a região central do Estado. Há risco de alagamentos. A BaroClima ressalta o alerta para os municípios de São Gabriel, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Rosário do Sul, São Sepé, Bagé, Piratini, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Santana do Livramento, Alegrete e Santa Maria. Além disso, há possibilidade de cheias nos rios que já apresentavam um aumento nos últimos dias. 



Até o final da quarta-feira (13) e início da quinta (14), cidades do Oeste, Centro, Campanha e Sul do Estado estarão com acumulados entre 150 e 200 mm, com pontos isolados em torno de 250 mm.



Uma área de baixa pressão atmosférica atinge o Estado e vai se intensificar com o fluxo de umidade da Amazônia e com a aproximação de uma frente fria. 

Doações

Nesta segunda-feira (11), por volta das 9h, sete caminhões carregados com água, alimentos, colchões, produtos de higiene e materiais de limpeza saíram da cidade com destino a Lajeado. No sábado (9), três veículos haviam levado roupas. De acordo com a Defesa Civil do município, no total, cerca de 100 toneladas de donativos foram arrecadados. Destes, 65 toneladas já foram encaminhadas nas viagens de sábado e desta segunda-feira.

Doações para o Vale do Taquari

Locais

  • Centro Desportivo Municipal (CDM) – Rua Appel, 798, Bairro Nossa Senhora de Fátima
  • Defesa Civil de Santa Maria – Avenida Pedro Cezar Saccol, 605 (eixo secundário 8), Distrito Industrial

Horários

  • Manhã – 8h às 12h | Tarde – 13h às 17h

Alertas da Defesa Civil

  • A população de todo o Estado pode se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil, que servem também como prevenção. Para isso, basta enviar, por SMS, o CEP da localidade para o número 40199. Em seguida, chegará a confirmação do cadastro. A partir daí, os avisos da Defesa Civil passarão a ser recebidos.
  • Também é possível realizar o cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou por este link e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples "Oi". Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Nós nos despedimos dando um abraço longo e apertado, gesto universal que independe de língua, raça ou credo", Deni Zolin relata os últimos momentos em Marrakech

Mais treze municípios são incluídos no decreto de calamidade pública Próximo

Mais treze municípios são incluídos no decreto de calamidade pública

Geral