Santa Maria se prepara para curtir os últimos dias da Semana Farroupilha. O fim da semana promete movimentar a cidade com uma programação intensa que inclui shows, uma verdadeira imersão na cultura gaúcha com os acampamentos e o tradicional desfile na Avenida Medianeira.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Festa Gaúcha 2025 na Estância do Minuano
A Festa Gaúcha 2025, que ocorre na Estância do Minuano desde o início do mês, entra em sua reta final com atrações de peso. Neste sábado (20) e domingo (21), o evento traz os últimos bailes e diversas atividades culturais e de lazer. Entre os destaques da programação estão os shows de Só Guri e Chê Lokedo, que encerram a festa no domingo. A programação ao longo do fim de semana inclui, ainda, feira de expositores, mateadas, apresentações artísticas e uma feira de pequenos produtores da região.
Os ingressos para os bailes seguem à venda pelo número (55) 99671-1006 e no site Sympla – H Brasil Produções.
Programação dos bailes
- Sexta (19 de setembro) – Chiquito & Bordoneio + Bailaço
- Sábado (20 de setembro) – Paulo Souza + DAG + JJSV
- Domingo (21 de setembro) – Só Guri + Chê Lokedo e outras atrações

Junção dos Casco: 25 anos de tradição no Parque Cidade dos Meninos
A Junção dos Casco, com a edição comemorativa de 25 anos, também terá seu desfecho neste fim de semana, no antigo Hotel Fazenda Pampas, no Bairro Camobi. O espaço reúne 25 piquetes e espera mais de 100 mil visitantes até o encerramento, no domingo. A programação oferece um verdadeira imersão na cultura gaúcha: danças, provas campeiras, torneios, churrascos, carteados, desfiles, festivais, música nativista e muito mais. O espaço conta ainda com praça de alimentação, área kids e recreação para todas as idades.
A entrada no acampamento é gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível até a meia-noite. Após esse horário, só será permitida a entrada com a pulseira dos bailes. Ingressos disponíveis pelo site Antecipei.
Confira a programação
Sexta-feira (19)
No palco Charrua Guaraná
- 21h – Pulgão do Campo
Palco Amstel:
- 23h – Mano Lima e Grupo M'Bororé
- 1h – Tchê Chaleira
- Entrada das 9h à meia-noite com pulseira Acampamento ou 1kg de alimento não perecível por pessoa
- Após, somente com pulseiras do Baile
Sábado (20)
No palco Charrua Guaraná:
- 21h – Grupo Compasso do Rio Grande
Palco Amstel:
- 23h – Grupo Carqueja
- 1h – Tchê Barbaridade
- Entrada das 9h à meia-noite com pulseira Acampamento ou 1kg de alimento não perecível por pessoa
- Após, somente com pulseiras do Baile
Domingo (21)
No palco Amstel:
- 17h – Grupo Coração de Potro
- 19h – Tchê Garotos
- Entrada das 9h às 22h com pulseira do acampamento
- Após, somente com pulseiras do Baile

Desfile Farroupilha na Avenida Medianeira
No dia 20 de setembro também ocorre o Desfile Farroupilha na Avenida Medianeira que reúne tradicionalistas, cavalarianos, escolas e entidades culturais em uma celebração ao orgulho gaúcho. A programação terá início às 8h com o hasteamento das bandeiras. Às 8h30min, terá início o desfile.
Jogo de Cintura Especial
Como parte da programação especial da Semana Farroupilha, o Jogo de Cintura terá uma edição ao vivo diretamente do acampamento. Nesta sexta-feira (20), o programa será transmitido às 13h30min, direto do Piquete Braseiro, com o tema “Mulheres no protagonismo do movimento tradicionalista”. A apresentadora Fabiana Sparremberger recebe as convidadas Aline Rosa, Mariane Ziegler, Tamires Prates, Nara Stainr e Giovanna Dutra para um bate-papo sobre a força e representatividade feminina no tradicionalismo. O Jogo de Cintura vai ao ar pela Rádio CDN (93.5 FM), TV Diário (canais 26 e 526 da Claro/Net) e também pelo YouTube do Diário.

Leia também:
- Mês gaudério impulsiona vendas de pilchas; bombacha e alpargata lideram a preferência
- "Sou viúvo e não tenho o apoio da minha família. Então estou aqui, lutando": o que dizem as pessoas em situação de rua em Santa Maria
- Mais 15 escolas da região estão aptas para implantar o Ensino Médio em Tempo Integral