Meio ambiente

Campanha recolhe 19 toneladas de lixo eletrônico em Santiago

"

Durante três dias de campanha, o município de Santiago, na Região Central, recolheu cerca de 19 toneladas de lixo eletrônico. A ação, iniciada na semana passada, reuniu material suficiente para preencher uma carga e meia de um caminhão.

Leia outras notícias de Santiago

O lixo foi transportado por uma empresa do município de Três de Maio para destinação em local adequado. Parte do material foi entregue por moradores de Jaguari. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ernandes Tadeu Machado, Santiago realiza essas campanhas a cada dois meses. A iniciativa começou há cerca de 4 anos, e foi intensificada desde que um eco ponto foi desativado, onde havia um espaço livre que hoje é ocupado por uma empresa no distrito industrial.

VÍDEO: câmeras flagram vigilante furtando televisão do INSS em Santa Maria

Foram entregues itens como computadores, televisores, rádios, pilhas e lâmpadas. Esses materiais possuem componentes que representam uma ameaça ao meio ambiente caso sejam depositados em lugares sem as condições inadequadas.

Delegacia de Homicídios e Desaparecidos investiga sumiço de idosa de Santa Maria

A secretaria ressalta a existência da lei federal 12.305/2010, que regula o descarte de lixo considerado perigoso, definindo que as empresas devem coletar os seus produtos após serem descartados por consumidores. Empresas também devem divulgar aos consumidores onde o descarte desse lixo eletrônico deve ocorrer.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia Civil apreende 100 kg de carne imprópria em Cacequi

Próximo

Tentativa de homicídio em Agudo não foi motivada por discussão em pênalti

Geral