Vida nova

Cães vítimas de maus-tratos são resgatados de residência em Santa Maria

Luiz Valério Seles

"

Pela segunda vez em menos de um mês, o 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) atuou no resgates de animais maltratados. Nesta quarta-feira, nove cães foram salvos em uma casa no bairro Camobi, em Santa Maria. Eles se encontravam em estado de subnutrição e tinham sintomas de outras doenças.

Em uma casa próxima a ERS-509, havia cerca de nove cães mantidos de forma precária. Havia sinais graves de maus-tratos e o caso chamou atenção dos vizinhos. No último sábado, após denúncias, o 2º BABM fez uma visita à residência. Na ocasião, ninguém estava na casa, mas no pátio, a Brigada constatou a situação em que se encontravam os animais.

Nesta quarta-feira, além dos policiais, o Grupo de Apoio Santa-mariense de Proteção Animal (Gaspa) e o adestrador Sérgio Loreto voltaram ao endereço para resgatar os cães. Dessa vez, os donos estavam na residência e disseram cuidar bem dos animais, apesar da aparência e a constatação da BM provar o contrário.

Loreto costuma participar das ações de resgate como voluntário e ficou espantado com esse caso.
_ Ele cria esses cães sem nenhuma condição. Bem cuidados, seriam lindos animais, mas olha esse estado, é lamentável _ comenta o adestrador.

Após negociação, os cães foram levados a um hospital veterinário. O próximo passo será a entrega a lares temporários, onde ficarão até ganharem uma nova casa. O Major Luiz Antônio Floresta, comandante do 2º BABM, diz que essa ação não poderia ser feita sem a ajuda da ONG e do adestrador.
_ Temos denúncias diárias de maus-tratos a animais, mas precisamos de estrutura física para os resgastes, sem esses voluntários, seria muito complicado_afirma o Major.

Já Elis Parode, presidente da Gaspa, diz que a ONG apoia como pode, mas também já não conta com a estrutura adequada.
_ Precisamos de maior estrutura, doações, gente disposta a disponibilizar um lar temporário. Além disso, somos apenas em quatro voluntários, precisaríamos ser 40 _ conta Elis.

A missão da Gaspa nesse caso só começou. Agora, a busca será por pessoas dispostas a adotar os cachorros, depois do devido tratamento. E, sem contar esses nove, Elis lembra ainda que, em Santa Maria, há cerca de 20 mil cães abandonados ou vivendo em situações de risco. Para ajudar no trabalho da ONG, entre em contato pelo perfil no Facebook

Confira em vídeo como foi feito o resgate:

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem morre após choque elétrico em pedreira de Dilermando de Aguiar, na Região Central

Próximo

Engenheira que fez Plano de Prevenção da Kiss depõe nesta quarta-feira

Geral