Caça aos ovos de Páscoa e outras atividades marcaram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Santa Maria

Eduarda Paz

Caça aos ovos de Páscoa e outras atividades marcaram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Santa Maria

NathSchneider

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

O quebra-cabeça colorido, símbolo do autismo, representa a diversidade presente em pessoas diagnosticadas com o espectro. Neste domingo, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, por isso, para marcar a data, em Santa Maria, foram organizadas diversas atividades inclusivas, em especial para as crianças. No Shopping Praça Nova, teve caça aos ovos adaptada, exposição fotográfica “autismo não tem cara” e uma sessão de cinema inclusiva do filme Shazam! Fúria dos Deuses. Durante a tarde, também teve uma programação especial na Praça dos Bombeiros.

Conforme a educadora especial e diretora do Centro de Atendimento Mundo Novo Educação Especial, Cristiane Kubaski, 46 anos, a exposição fotográfica surgiu há cinco anos com objetivo de mostrar que o autismo não tem características físicas, porque é um transtorno do desenvolvimento.– O interessante de estar em um local como o shopping é que as pessoas vêm pedir informações. No início, quando comecei com o centro, há 12 anos, não se tinha muito conhecimento sobre o assunto. Hoje, as escolas têm toda a parte da inclusão e o objetivo da exposição é isso, levar conhecimento adequado para as pessoas entenderem mais sobre o autismo.

Diversão na caça aos ovos de Páscoa

A última atualização das estatísticas do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontam que é diagnosticado um caso do transtorno em cada 36 crianças. A militar da Força Aérea Nathallya Agnes Manta e Silva, 37 anos, explica que quando a filha Rebeca nasceu, ela e a família não tinham informações suficientes e conscientização sobre o que é o autismo.– Se eu tivesse o conhecimento, que é passado nessa exposição, com certeza eu teria visto que a Rebeca é autista desde pequena. Então, eu enxergo as fotos como algo muito benéfico para a sociedade para entender essas características e buscar ajuda especializada já cedo. E a Rebeca adora essas atividades, fica feliz quando encontra os amigos.

Rebeca tem 4 anos e foi diagnosticada aos 2. Mesmo caso da filha da advogada Graciele Benedetti, 38 anos. A pequena Helena, de 5 anos, é diagnosticada desde os 2.– O principal foco aqui da exposição “autismo não tem cara” é a conscientização. Para que todos conheçam o transtorno e o quanto antes a família procurar ajuda é importante para a criança, porque cada uma delas vai ter as próprias características.

Além da exposição, as crianças puderam participar da caça aos ovos, com a presença de dois coelhos muito especiais, a Débora e o Harrison Garcia, da Armazém Companhia de Teatro. Os pequenos também tiveram um espaço para colorir desenhos e ganharam tiaras com orelhas de coelho para tornar a brincadeira mais divertida. Miguel dos Santos, 5 anos, foi com a família participar das atividades e estava só na espera para sair procurando as pistas da trilha do coelho. Ele foi o primeiro a encontrar o coelho Harrison e receber a cestinha de Páscoa.

Cauã Minuzzi Teixeira, 5 anosOs coelhos da Armazém Cia de Teatro Débora e Harrison GarciaA militar Nathallya Agnes Manta e Silva (à esq.) e a advogada Graciele Benedetti Lucas dos Santos, 10 anos (a partir da esq.); a funcionária pública Chaiane, 35 anos; o empresário Rodrigo, 38 anos, e Miguel, 5 anos Miguel quando recebeu a cestinha da caça aos ovos

Super-herói inclusivo

Como parte da programação do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a sessão das 15h, do filme Shazam! Fúria dos Deuses, contou com adaptações inclusivas para crianças e adultos aproveitarem o filme do super-herói adolescente mais atrapalhado do universo da DC (Detective Comics). A exibição contou com as luzes acesas em 50% da capacidade, o volume foi reduzido durante toda a sessão, além da entrada e saída da sala serem liberadas o tempo todo. Essa atividade é promovida sempre no último sábado de cada mês, mas, em comemoração à data especial, também ocorreu neste final de semana.

Outras programações na cidade

A Câmara de Vereadores, junto com outras entidades, realizou, neste domingo, uma programação especial na Praça dos Bombeiros, a partir das 14h, relacionada ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM abre semana que marca o primeiro amistoso em preparação para a Divisão de Acesso Anterior

Inter-SM abre semana que marca o primeiro amistoso em preparação para a Divisão de Acesso

Jovem natural de São Gabriel é morto a tiros na Serra Gaúcha Próximo

Jovem natural de São Gabriel é morto a tiros na Serra Gaúcha

Geral