balanço

Balada Segura registra queda no percentual de motoristas sob efeito de álcool

da redação

Foto: Detran/RS (Arquivo)

Foi divulgado, nesta quinta-feira, o balanço parcial da Operação Balada Segura em 2018. Conforme o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), até outubro de 2018, o percentual de motoristas flagrados sob efeito de álcool ou que se recusavam a fazer o teste do bafômetro passou de 12,2% para 6,6%. Além disso, os dados apontam uma mudança no comportamento de motoristas em relação à bebida e à direção, com uma variação de -45,6% no período.

Homem fica gravemente ferido em acidente na BR-392

Outra importante queda identificada no balanço do Detran/RS é em relação às autuações de motoristas dirigindo sob efeito de álcool. Em 2015, o número chegava a 9,2%. Já em 2017, o percentual caiu para 7,4% - uma redução média de 10,4% nos últimos três anos.

- A redução mostra mudança de comportamento em longo prazo, resultante da consistência do programa de fiscalização - explicou a diretora institucional do Detran/RS, Juliana Oliveira da Silva.

CRESCIMENTO DAS AUTUAÇÕES
A redução percentual não significa, entretanto, números menores de motoristas autuados por beber e dirigir. Comparando os dados de janeiro a outubro do ano passado, o crescimento médio das autuações por embriaguez foi de 19,6% nos últimos sete anos, passando de 3.111 autuações em 28.011 abordagens no ano de 2012, para 7.815 autuações em 118.031 abordagens no ano passado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Contracheques do IPE não serão mais enviados por Correios Anterior

Contracheques do IPE não serão mais enviados por Correios

Em nova ação, INSS pede ressarcimento a ex-sócio da boate Kiss Próximo

Em nova ação, INSS pede ressarcimento a ex-sócio da boate Kiss

Geral