ensino público

Aulas na creche do Loteamento Cipriano da Rocha ainda não têm data para começar

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Ainda não há previsão para o começo das aulas na Escola de Educação Infantil (Emei) Ivanise Jann de Jesus no Loteamento Cipriano da Rocha. De acordo com a Prefeitura de Santa Maria, a obra está concluída, mas ainda falta o término de um aditivo. Iniciada há cerca de 10 anos, a construção demorou para ser finalizada por uma série de rescisões contratuais. Agora, com a estrutura praticamente pronta, ainda faltam alguns passos para que o local comece a receber alunos. 

Entrega da obra de creche no Cipriano da Rocha é adiada outra vez

De acordo com previsão mais recente, a entrega oficial da creche seria no dia 15 de agosto. Agora, um aditivo foi feito porque o piso da escola teve de ser trocado por conta de um problema de umidade no terreno, o que fez o piso original descolar. Também estão sendo feitos ajustes no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) do prédio. Ainda de acordo com a prefeitura, está tudo pronto e apenas resta o trâmite burocrático para que a empresa entregue a obra oficialmente, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Após a entrega, será preciso ainda lançar edital de chamamento de 14 professores, o que deve ocorrer até o final do mês, além de mobiliar a escola, com móveis que já estão à disposição. O executivo disse que prefere não dar uma previsão para o começo das aulas.

Restaurante Universitário da UFSM não ofertará mais suco a partir de segunda-feira

O custo total da construção, que tem uma área de 1.118,48 m², é de R$ 2,3 milhões de reais. A creche integra o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com verbas da prefeitura e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Do valor total, R$ 1,3 milhões são do governo federal e o restante vem de contrapartida do município.

Ao todo são aproximadamente 40 cômodos, entre setor administrativo, salas de aula, laboratórios, cozinha e área de serviço.

DEZ ANOS
As obras iniciaram há mais de 10 anos e, desde lá, a construção se arrasta devido a rescisões com empreiteiras e à abertura de novos processos licitatórios. O contrato com a atual construtora, a empresa K.A.J. Materiais de Construções, de Taquara, foi assinado em julho de 2016. 

852 crianças aguardam por vagas na Educação Infantil em Santa Maria

Quando concluída, a creche no Loteamento Cipriano da Rocha deve atender 180 crianças entre 0 e 5 anos de idade.

A entrega da obra já foi adiada pelo menos cinco vezes. No ano passado, a expectativa era de que as aulas iniciassem ainda no começo de 2019, o que não ocorreu.

* colaborou Felipe Backes


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Buracos nas vias do Bairro Pinheiro Machado preocupam motoristas

Estado e município são condenados a pagar indenização de vítima da Kiss Próximo

Estado e município são condenados a pagar indenização de vítima da Kiss

Geral