Educação

Aprovados no concurso do magistério devem assumir as vagas em fevereiro

Mariana Fontana

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Passados mais de cinco meses do concurso do Magistério de Santa Maria, a prefeitura está chamando 223 professores aprovados na seleção. O município conta hoje com cerca de 1,7 mil docentes, e a expectativa é que número de convocados seja suficiente para suprir a demanda nas 77 escolas municipais.

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Conforme a secretária municipal de Educação , Silvana Guerino, não há garantia de que todos os aprovados sejam nomeados, em função de que eles precisam passar pelo processo de apresentação de documentos e exames médicos. Segundo ela, o número de professores chamados é resultado de um mapeamento feito pela Secretaria de Educação entre novembro e a primeira semana de janeiro.

– O número de chamados é o que nós estamos precisando hoje. Ele deve ser suficiente para o começo do ano letivo, que deve iniciar com mais tranquilidade. Para hoje, essa é a necessidade da rede – afirma Silvana.

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Ainda conforme a secretária, os quadros de professores de todas as escolas municipais serão beneficiados, em função de que a grande maioria contava com contratos emergenciais. Em 2015, foram 169 contratos deste tipo suprindo as carências. A Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação para Jovens e Adultos (EJA) receberão novos professores.

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– A gente olha essas nomeações como uma possibilidade muito positiva para as nossas escolas. Os novos professores vêm se somar a todo o trabalho que os servidores já vem fazendo. Eles trazem bastante conhecimento, inovação e criatividade. Estamos com uma expectativa muito positiva, que vai qualificar o ensino da cidade – garante Silvana.
 
Recursos
 
Conforme Silvana, os recursos para a contratação dos professores são do governo federal e do município. Segundo a secretária, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) vai destinar, em 2016, cerca de R$ 72 milhões a Santa Maria. Desse valor, 60% são exclusivos para o pagamento dos professores, e o restante do pagamento é complementado com recursos da prefeitura.

A previsão é que os nomeados tenham a sua designação até o dia 15 de fevereiro. No entanto, a data da posse ainda não está definida. Os convocados devem comparecer com a documentação exigida no Centro Administrativo Municipal. A entrega de documentos começa hoje e vai até o dia 22 de janeiro, conforme cronograma pré-estabelecido. Para os retardatários, a data será no dia 25 de janeiro.

Documentos necessários

Certidões

– Certidões negativas cível e criminal (retiradas no Fórum com carimbo e assinatura)
– Certidão negativa civil e criminal da Justiça Federal – 4º região
– Certidão de Quitação Eleitoral 
 
Cópia com os originais

– Carteira de Identidade e CPF
– Título de Eleitor
– Certidão de nascimento ou casamento
– Carteira Nacional de Habilitação
– Certificado de Reservista
– Comprovante de escolaridade  
– Carteira de"

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