previsão do tempo

Apesar da queda nas temperaturas, Santa Maria não tem recorde de frio na sexta

18.398

  data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O frio no amanhecer desta sexta-feira em Santa Maria foi intenso, mas não o suficiente para quebrar o recorde de temperatura mínima neste ano. Foi por pouco, já que a estação local do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 4,5ºC por volta das 7h, quando o sol começava a dar as caras. A temperatura mais baixa de 2020 na cidade até agora foi registrada na última semana: 4,3ºC.

Governo divulga calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial

A queda não foi tão acentuada durante a madrugada. Por volta de meia-noite, o Inmet já registava 7ºC, e a queda foi gradativa até a mínima. No restante da sexta, o sol permanece presente. Os termômetros podem marcar até 20ºC. Os próximos dias serão marcados por grande diferença entre temperaturas mínimas e máximas, o que é chamado de grande amplitude térmica. Isso ocorre pelo mesmo motivo das temperaturas terem caído nos últimos dias: a massa de ar frio e seco que passa pelo Rio Grande do Sul.

Na próxima semana, contudo, o tempo deve sofrer mais uma "virada". Mínimas e máximas vão, progressivamente, aumentar, e há chances de chuva a partir da quarta-feira.

Vacinação contra a gripe é retomada nesta sexta-feira em Santa Maria

MÍNIMAS E MÁXIMAS

  • Sábado: 9ºC e 22ºC
  • Domingo: 11ºC e 24ºC
  • Segunda: 11ºC e 27ºC
  • Terça: 13ºC e 28ºC 
  • Quarta: 15ºC e 27ºC

Fonte: Somar Meteorologia

REGIÃO
Entre as cidades monitoradas pelo Inmet, Caçapava do Sul teve o frio mais brando e a mínima foi 8,9ºC. Santiago registrou 6ºC. A disputa pela cidade mais fria da região foi ferrenha: Cruz Alta e São Vicente do Sul tiveram mínima de 4,3ºC. Tupanciretã, 4,2ºC. Entretanto, a menor temperatura foi em São Gabriel, onde foram registrados 3,5ºC.

VÍDEO: Rumo vai reformar as históricas oficinas do Bairro Km 3

ESTADO
A chegada do frio é comum a todo território gaúcho. Nesta sexta, pela primeira vez, o Estado registrou uma temperatura negativa em 2020. A cidade com o feito foi Vacaria, na Serra. Às 6h, o Inmet marcou - 0,3ºC. Mesmo com o nascer do sol, a temperatura seguiu negativa, e o termômetro indicou - 0,1ºC às 7h. Por volta das 8h, contudo, o sinal negativo deixou a medição, que foi para os 2,4ºC.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: vigilantes fiscalizam residências de Santa Maria em busca de focos do mosquito da dengue

Próximo

VÍDEO: Rumo vai reformar as históricas oficinas do Bairro Km 3

Geral