Na tarde de quinta-feira (1) iniciaram as aulas do curso de corte e costura, ministrado pelo Senac na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). Ao todo 15 detentos participarão das atividades que terão carga horária de 60 horas.
O projeto ocorre através de iniciativa dos servidores da casa prisional, sob coordenação da TSP psicóloga social Graziela Saccol e da Coordenadora Técnica Regional TSP assistente social, Adriana Rosa.
Cerca de R$ 25 mil foram disponibilizados pela Vara de Execuções Criminais do Município, que permitiu a aquisição de mais quatro máquinas de costuras novas, através de recursos das Penas Alternativas.
Para o diretor da penitenciária, Fabio Rosso, a realização do curso e outras atividades semelhantes na unidade prisional, buscam possibilitar cada vez mais medidas que abram oportunidades aos apenados, proporcionando capacitação profissional, além de contribuir para a ocupação do tempo das pessoas privadas de liberdade, e assim garantindo um futuro melhor no mercado de trabalho, quando do retorno à sua família e à sociedade”, afirma ele.