O resultado de uma tarefa repassada aos alunos do 4º ano da Escola João XXIII, em São Sepé, emocionou pais e professores da instituição. O texto, que deveria falar sobre autismo, mostrou que os pequenos aprenderam na íntegra uma lição marcada por respeito e amor.
Aberto prazo para pedir isenção da taxa de inscrição para Politécnico e CTISM
A diretora da escola, Liara Freitas Vaz, conta que o grupo de professores tem se reunido para estudar mais sobre o autismo.
– Tudo começou em um evento em maio deste ano, quando nos aproximamos do tema. A partir de então, percebemos a necessidade de buscar mais conteúdo para tratar em sala de aula – conta Liara.
Atualmente, a escola possui três alunos com autismo, todos eles em diferentes turmas.
Contadora transforma hobby em empreendimento em Santa Maria
O desafio de escrever sobre autismo foi proposto pela professora Carina Fernandes da Silva. Era apenas mais uma tarefa para estimular a prática da redação na escola. Em um dos textos, uma aluna escreveu palavras endereçadas a um colega autista:
"Quando te vejo sinto uma enorme gratidão por você me mostrar o que é ter asas sem ao menos voar" .
Outro colega enfatizou:
"Ser autista é como olhar para o céu e enxergar uma estrela diferente e acreditar que ela meus sonhos realizará."
REPERCUSSÃO
A repercussão veio após alguns pais perceberem o conteúdo que os filhos haviam escrito. A professora postou os textos nas redes sociais e explicou a iniciativa em sala de aula.
– Levei o poema de Benjamin Giroux, um menino que escreveu para sua professora e, através desse poema, começamos a debater sobre o assunto. Pedi que cada aluno escrevesse um poema colocando suas palavras com o coração. E a minha surpresa foi essa: um poema mais lindo que o outro – conta Carina.
(Leandro Ineu/ O Sepeense)
