Foto: João Alves/PMSM (Divulgação)
Este foi o primeiro ano do festival na Gare. Antes era na Vila Belga.
O Festival do X, que chegou à terceira edição em 2025, encontrou na Gare da Estação Férrea um espaço mais acessível e confortável para receber o público. A avaliação é do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Elton Gabbi, que destacou, na manhã desta segunda-feira (17), como a mudança de local impactou o perfil dos visitantes e contribuiu para o crescimento do evento.
– Percebemos uma mudança significativa, com mais famílias, crianças, idosos. Também tivemos um número de pessoas com locomoção limitada. A Gare se apresentou melhor, nesse sentido, do que a Vila Belga – afirma o secretário.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Festival movimenta Santa Maria e atrai público de outras cidades
Além da mudança estrutural, a edição deste ano foi marcada pela alta circulação de visitantes. Pessoas de Porto Alegre, Lajeado e cidades da região estiveram na Gare. Algumas motivadas pela curiosidade, outras pelo vínculo afetivo com o tradicional lanche. A conexão emocional não é por acaso. O Festival nasceu após um estudo iconográfico sobre a identidade de Santa Maria, que analisou as referências culturais e gastronômicas da cidade.
– Quando perguntadas sobre qual comida representa Santa Maria, as pessoas apontaram o xis com grande vantagem. Ele se conecta com a emoção do santa-mariense, com memórias de festas, formaturas, adolescência e momentos familiares – explica Gabbi.
Cadeia produtiva forte e tradição consolidada
Santa Maria possui 3.306 lanchonetes registradas, e mais da metade serve xis. Há empreendimentos com mais de quatro décadas de história. Com isso, toda a cadeira produtiva ganha. Mesmo lancherias que não participam diretamente registram aumento de 25% a 30% nas vendas durante o festival.
O festival não acabou
A programação de domingo (18) foi cancelada devido a chuva. A organização passou para outros dois dias.
Novo cronograma do 3º Festival do Xis
- Quarta-feira (19)
Horário: das 18h à meia-noite - Quinta-feira (20) – feriado do Dia da Consciência Negra
Horário: das 16h à meia-noite
Destaques: divulgação dos vencedores do Xis Destaque 2025 e do Xis Inovação 2025
A entrada é gratuita e todas as atividades seguem concentradas na Gare. O festival é promovido pela Prefeitura e pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Maria (Sindhturr), com apoio do Sebrae e patrocínio de empresas locais, totalizando cerca de R$ 160 mil em investimento.
Leia mais:
- 3º Festival do Xis tem atividades deste domingo adiadas devido à chuva; confira nova agenda
- "Cidade do Xis": entenda o que é preciso para operar um trailer de lanches em Santa Maria
- Xis gigante de quase 33 kg abre programação de festival na Gare em Santa Maria