caso kiss

'Esse processo não pode ser um marco da impunidade dos agentes públicos', diz defesa de réu

A 20 dias do júri do caso Kiss, Jader Marques, advogado de defesa de Elissandro Spohr, um dos sócios da boate, falou à CDN, na manhã desta quinta-feira. O advogado justificou o motivo de ter lançado um documentário sobre Spohr e por qual motivo solicitou a substituição de testemunhas.

Na tarde de quarta-feira, o advogado protocolou um pedido de substituição de testemunhas à 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Porto Alegre. A defesa de Spohr quer incluir, como testemunhas, o ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer e o promotor de Justiça Ricardo Lozza.

Defesa de réu da Kiss pede que Cezar Schirmer seja convocado como testemunha do júri

Questionado sobre este movimento, o advogado revelou que, após análise de situações anteriores, essa foi uma decisão coerente:

data-filename="retriever" style="width: 25%; float: right;">- O que aconteceu em relação a esse pedido de substituição foi que, anteriormente, um defensor fez um pedido ao magistrado de substituição de testemunha e teve esse pedido deferido. O falecimento de uma das vítimas também provocou a substituição por outra pessoa e, agora, nessa fase final, tivemos uma manifestação do IGP pelos seus diretores, solicitando que a perita, que era minha testemunha, não fosse chamada, por se tratar de uma pessoa que já prestara esclarecimentos nos autos. Ela solicitou a possibilidade de responder por escrito, mostrando uma certa insatisfação em ter que prestar depoimentos. Percebi, a partir desse movimento, que seria o caso de desistir dessa testemunha - comentou Jader.

Familiares de vítimas e sobreviventes devem se cadastrar para o júri do caso Kiss

DOCUMENTÁRIO

Sobre o lançamento do documentário 'Kiko da Boate Kiss', lançado na última segunda-feira, Jader indicou qual deve ser a estratégia de defesa, salientando que, de maneira geral, os jurados não julgam a pessoa somente pelo o que ela é acusada, mas, também, "das situações anteriores e posteriores aos fatos que estão em julgamento".

Juiz nega uso de pirotecnia e permite troca de testemunha para o júri da Kiss

O advogado também comentou sobre como esta sendo o processo de defesa de Elissandro durante os últimos 9 anos e rebateu acusações de que o projeto (documentário) se trata de uma estratégia para ganhar vantagens com o júri. 

Para hospedagem e alimentação, vaquinha de familiares para júri da Kiss precisa arrecadar R$ 400 mil

Sobre o julgamento, Jader reiterou o posicionamento que mantém desde quando assumiu a defesa:

- Esse processo não pode ser um marco da impunidade dos agentes públicos.

O CASO

O incêndio ocorreu em 27 de janeiro de 2013,em Santa Maria. Morreram 242 pessoas e outras 636 ficaram feridas. O julgamento do processo foi transferido para a Comarca da Capital, por decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Inicialmente, o desaforamento (mudança de cidade do júri) foi concedido a três dos quatro réus - Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann e Marcelo de Jesus. Luciano Bonilha Leão foi o único que não manifestou interesse na troca (o julgamento chegou a ser marcado em Santa Maria) mas, após o pedido do Ministério Público, o TJRS determinou que ele se juntasse aos demais.

No processo criminal, os empresários e sócios da Kiss, Elissandro e Mauro, e os integrantes da Banda Gurizada Fandangueira, o músico Marcelo, e o roadie (encarregado pela troca de instrumentos) Luciano, respondem por homicídio simples (242 vezes consumado, pelo número de mortos; e 636 vezes tentado, número de feridos).

Colaborou: Fellipe Medeiros

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Locais de distribuição do cartão do Auxílio Inclusivo devem ser anunciados na próxima semana Anterior

Locais de distribuição do cartão do Auxílio Inclusivo devem ser anunciados na próxima semana

Próximo

Centro de pesquisa promove programação virtual dedicada aos dinossauros

Geral