Paralisação

Professores vão paralisar atividades nesta terça

Professores vão paralisar atividades nesta terça

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Seguindo o calendário de mobilizações definido na assembleia do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), em 19 de abril, a categoria vai paralisar novamente as atividades nesta terça (9).

A campanha salarial de 2023 reivindica reajuste salarial emergencial de 14,95%, respeito ao plano de carreira e jornada de trabalho com a reserva de um terço da carga-horária para hora-atividade.

Diferentemente das mobilizações anteriores, desta vez os atos mudam de lugar. A concentração será às 9h na Praça do Fórum, no Bairro Nossa Senhora das Dores, próximo à sede da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Na última terça-feira, a coordenação do Sinprosm reuniu a assembleia de representantes sindicais, colegiado formado por membros indicados para representar o grupo de professores por escola, que optou por fortalecer a reivindicação das pautas cujas definições cabem à pasta, principalmente a hora-atividade.

– Coletivamente, entendemos ser importante focar uma das paralisações na Smed, como setor responsável por colocar em prática as reivindicações dos professores. Estamos há cinco anos discutindo tecnicamente com a equipe sobre como implantar a hora-atividade e não existe nada de concreto até o momento. Não dá mais para adiar – reforça a coordenadora de Finanças, Marta Hammel.

A Lei do Piso Nacional trata, além da questão salarial, da distribuição da carga-horária dos professores. A jornada de trabalho deve ser dois terços dedicada à sala de aula, na interação com alunos, e um terço reservada para atividades extraclasse, como planejamento, formações pedagógicas, reuniões, atendimento a famílias, correção de avaliações, etc.

Na questão salarial, não há, até o momento, encaminhamento por parte da prefeitura, segundo o Sinprosm. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) informou que só haverá um índice de reajuste em junho, após os cálculos da gestão fiscal do primeiro quadrimestre. O sindicato reivindica o pagamento do piso nacional no primeiro nível da carreira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inep divulga edital do Enem 2023; confira as principais datas Anterior

Inep divulga edital do Enem 2023; confira as principais datas

Depois de cinco anos, UFSM não terá cortes de recursos no orçamento; confira os investimentos e onde será utilizada verba recebida do governo federal Próximo

Depois de cinco anos, UFSM não terá cortes de recursos no orçamento; confira os investimentos e onde será utilizada verba recebida do governo federal

Educação