Avante e além

Foguetes ganham os céus de Santa Maria, para a alegria dos astronautas mirins

Igor Müller

"

5, 4, 3...acionar ignição...2, 1..lançamento autorizado. Depois da autorização da torre de controle, nossos astronautas mirins conquistaram os céus por breves minutos. Eles assistiram os foguetes projetados por eles mesmos alçarem voo. Os astronautas, todos devidamente equipados com seus capacetes, receberam as instruções para que a aventura fosse um sucesso na manhã e tarde desta quarta-feira.

Além de voar, os foguetes tem um dispositivo (conhecido comumente como paraquedas) que garante um retorno seguro à orbita terrestre (o pátio da escola, no caso).

Assim como os foguetes de verdade, as crianças projetaram e desenvolveram a tecnologia para conquistar o espaço (leia-se garrafas pet e sacos plásticos decorados ao gosto dos artistas). Enquanto a data de lançamento não estava confirmada, as aeronaves estavam guardadas em um lugar seguro (o armário da sala de aula).

Graças às condições climáticas favoráveis da manhã e da tarde desta quarta-feira, os voos foram autorizados. Após instruções técnicas de Hernán Mostajo - coordenador do Museu de Ufologia de Itaara e apoiador do projeto Observando o Cosmos - os grupos puderam lançar seus foguetes - que usam a pressão da água como combustível.

Os 110 alunos do 5º ano do Colégio Fátima, divididos em grupos de quatro a cinco alunos, receberam as instruções e deram início à viagem do seus foguetes. E todos os foguetes funcionaram, para a alegria dos astronautas mirins.

A próxima atividade do projeto será a observação da lua, que deve ser realizada até o final de abril, ainda sem data marcada.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM aprova duas novas graduações

Próximo

Astronautas mirins vão lançar foguete em Santa Maria

Educação