Ensino

Ato público reúne professores municipais e estaduais no centro de Santa Maria

Pâmela Rubin Matge

"

Uma tenda montada na Praça Saldanha Marinho, foi palco de um ato público promovido pelos professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino. Inciado às 14h desta quarta-feira, professores municipais faziam suas reivindicações em um dia reservado à  paralisação das atividades. Camisetas, faixas e cartazes, estampavam frases reivindicatórias como: "Educação na luta e na lei!"

A presidente do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm), Martha Najar, reiterou a luta pelo piso nacional do magistério, além de fazer críticas à administração municipal:
_ Precisamos resgatar a autonomia das escolas. Não podemos admitir que nos tratem como incompetentes e irresponsáveis, discursou Martha.

O espaço também foi concedido para que outros representantes da categoria também pudessem se manifestar. A professora municipal Lourdes Passos, deixou seu recado:
_ A comunidade deve ter conhecimento que os filhos deles são nossos alunos e que nossa luta é pela melhora do ensino, explica Lourdes.

A representação de árvore dos sonhos dos professores municipais foi montada durante o ato. Nela, palavras como: liberdade, democracia, respeito ao plano de carreira, valorização eram coladas uma a uma na árvore e anunciadas ao microfone.

De acordo com Silvana Guerino, secretária municipal de Educação, uma reunião com os secretários de Gestão e Finanças, previstas para às 14h de quinta-feira, irá avaliar a reivindicação dos professores.

Por volta das 16h, professores estaduais também compareceram à praça. De acordo com o vice-coordenador do Cpers, Dartagnan Agostini, a paralisação de três dias nas escolas estaduais foi satisfatória:
_ A adesão foi de mais de 60% de professores e servidores. Agora, o Conselho Geral do Cpers fará um balanço dos resultados desta paralisação para tomar novas medidas, explica Agostini.

Na rede estadual de ensino, as atividades seguem normais a partir de quinta-feira.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ato marca paralisação de professores de Santa Maria

Próximo

Na maioria das escolas da rede estadual de Santa Maria, aulas seguem normais

Educação