Custo de Vida

Inflação desacelera em Santa Maria no mês de setembro

"

A inflação está em ritmo de desaceleração em Santa Maria. É o que confirma o boletim do Índice do Custo de Vida (ICVSM), elaborado pelo curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Franciscano e divulgado no último sábado. A apuração de preços resultou em uma alta de 0,38% em setembro, índice que só é maior do registrado em julho _ veja nos gráficos abaixo.

Inflação chega a 0,55% em agosto em Santa Maria

Gastos com moradia, no grupo Habitação, foram os que mais pesaram para a inflação de setembro. Nesse grupo entram, por exemplo, o botijão de gás de cozinha e produtos de limpeza.

Em segundo lugar ficou o grupo Despesas Pessoais com, por exemplo, brinquedos de plástico, que aumentaram 7,1% durante o mês. Entre as causas dessa alta pontual estão dois fatores: a proximidade do Dia da Criança e a alta do dólar, já que a maior parte dos brinquedos vendidos no país é importada.

Como o dólar a R$ 4 impacta no seu bolso

No grupo Comunicação, que também apresentou alta, chama a atenção o único item que teve queda de preços durante o mês dentro desse setor: aquisição de telefone celular (-3,7%)

Já Alimentação e Transporte, que têm os maiores pesos no orçamento das famílias e no ICVSM, tiveram os preços reduzidos, em média. Conforme o boletim, o "resultado não impressiona, mas ressalta a característica da inflação de 2015, muito mais relacionada com o reajuste nos itens com preços controlados pelo governo".

Entre os alimentos, destaca-se o forte recuo da alface (-32,1%), do tomate (-14%) e do salsichão (-11%). De outro lado, as maiores altas foram verifica-das no preço da couve (+22%), da bergamota (+16,3%), couve-flor (+11,3%) e da manga (+10,1%).

No Transporte, apesar da alta de 9,8% nas passagens intermunicipais, o grupo teve queda média de preços. Isso é fruto da queda do preço de serviços como recondicionamento de motor (-11%) e na mão de obra para revisão automotiva (-14,6%). A gasolina comum variou -1,2% em setembro, ao passo que diesel (+0,7%) e etanol combustível (+0,8%) seguiram a direção oposta.

"O novo reajuste dos combustíveis pela Petrobras será incorporado apenas na inflação medida em ou-tubro, o que sugere um resultado positivo no grupo", adianta o boletim.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Greve dos bancários segue com adesão de mais agências em Santa Maria

Próximo

Concurso da Câmara de Santa Maria deve ficar para 2016

Economia