diário bem-viver

Medicina ocupacional na prevenção ao coronavírus

Diogo Brondani

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Mudar de hábitos e tomar cuidados foi o primeiro passo para garantir a saúde e evitar a disseminação do coronavírus. As rotinas foram alteradas na casa de todos os brasileiros. Mas, os cuidados foram fundamentais também no local de trabalho. Para evitar mais casos, ou combatê-los assim que diagnosticados dentro de ambientes corporativos, quem teve papel fundamental foi a Medicina Ocupacional.

A instrução da forma correta quanto aos procedimentos e protocolos a serem seguidos por profissionais de setores distintos foi essencial. Em Santa Maria, por exemplo, a Protege Medicina Empresarial e Assistencial atende a um universo de mais de 20 mil trabalhadores, e ações preventivas e certeiras que foram adotas, fizeram com que o número de funcionários infectados fosse significativamente reduzido e controlado, permitindo o funcionamento da maioria das empresas conveniadas.

- O conceito de Medicina do Trabalho de verdade é ter um olhar macro para a saúde e bem-estar do trabalhador, prevenindo e tratando as doenças que ocorrem interna e externamente ao ambiente corporativo, sem deixar de obedecer a legislação. Foram com medidas adotadas a partir dessa visão, de prevenir e tratar, que tivemos resultados satisfatórios - afirma o médico do trabalho e diretor da Protege, doutor Zoé Dalmora.

Atuação na forma de reforçar a importância dos cuidados preventivos, como distanciamento, uso de máscaras, da higienização, entre outros, bem como de monitorar e tratar os casos que surgiram, foram essenciais para preservar vidas.

- A Protege, observando normativas do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho, implantou nas suas empresas conveniadas um plano de contingência, visando prevenir o contágio por Covid-19, garantindo assim, o desempenho das atividades laborais com mais segurança, fazendo com que os trabalhadores possam ter convivência segura com seus colegas de trabalho e ambiente familiar - complementa.

Outro papel importante desempenhado pela Protege foi no diagnóstico e tratamento dos pacientes de Covid-19, complementando assim, o atendimento prestado pela rede pública. Todos os trabalhadores com síndrome gripal, suspeita ou confirmação de Covid-19 receberam dos médicos da Protege, através do convênio com suas empresas, orientação quanto ao afastamento do ambiente de trabalho.

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MUDANÇA NA CLÍNICA

A Protege conta com uma estrutura clínica que permite atendimento de diferentes áreas ao trabalhador. Desde especialidades médicas distintas até a realização de exames e diagnósticos. No entanto, quando houve o primeiro caso suspeito, que mais tarde acabou se confirmando, o diretor entendeu a necessidade de dividir o espaço físico da clínica.

- Criamos um espaço para atender apenas aqueles trabalhadores com sintomas gripais, já que não sabíamos se tratava-se de Covid ou não. E eu não podia deixar que ele compartilhasse o mesmo ambiente que aquele que buscava um outro serviço aqui. Esta também foi uma alteração estratégica que contribuiu para controlarmos o Covid-19 entre os nossos segurados - salienta o diretor da Protege.

AMPLO ATENDIMENTO

Além das medidas preventivas ao coronavírus, a Protege Medicina Empresarial e Assistencial atua de forma a garantir a saúde e a segurança dos colaboradores das corporações conveniadas de forma correta e eficaz. Para isso, conta com uma equipe multiprofissional composta por: Médicos do Trabalho, Clínicos Gerais, Especialidades Médicas conveniadas, Engenheiros de Segurança, Técnicos de Segurança do Trabalho, Psicólogos, Fonoaudiólogos, entre outros.

A atuação permanente junto as empresas visando a preservação da saúde do trabalhador de maneira integral, implantando os Programas de Medicina do Trabalho contemplados nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho faz com que resultasse não somente uma diminuição das doenças ocupacionais, como também a prevenção e diminuição de outras doenças, como aconteceu agora com a Covid-19.

ATUAÇÃO EM NÚMEROS

Atendimentos realizados pela Protege em regime ambulatorial, de março a dezembro de 2020:
18 mil atendimentos em Medicina do Trabalho
1.679 consultas clínicas
1.418 consultas com especialistas
3.737 atendimentos de pacientes com sintomas gripais
2.968 casos suspeitos de Covid-19
922 casos confirmados de Covid-19
0 óbitos de funcionários por Covid-19

CUIDADOS PARA PREVENÇÃO DA COVID-19 NO AMBIENTE EMPRESARIAL

 Empresário e trabalhador devem ter conhecimento, respeitar e executar o que está estabelecido no Plano de Contingência da empresa;Seguir rigorosamente as orientações preventivas dos serviços de saúde da empresa tais como: uso de máscaras, respeitar distanciamento nos postos de trabalho, e nas áreas de repouso e descanso, manter rigorosa higiene do ambiente de trabalho, e asseio pessoal com a utilização de álcool em gel ou água e sabão para lavar as mãos;
Procurar atendimento médico em caso de sintomas como: alteração de olfato e paladar, tosse seca, febre, e falta de ar;
Respeitar as orientações médicas em relação ao afastamento do trabalho e convívio familiar e social;
Informar ao médico da empresa e à empresa qualquer alteração relativa a sintomas gripais ocorrida no ambiente familiar ou de seu convívio social.


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