Líder da oposição venezuelana, María Corina Machado ganha o Prêmio Nobel da Paz de 2025

Líder da oposição venezuelana, María Corina Machado ganha o Prêmio Nobel da Paz de 2025

Foto: Fórum Econômico Mundial

Líder da oposição ao regime do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, María Corina Machado foi anunciada como a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025. A honraria foi concedida, segundo o Comitê Norueguês do Nobel, "por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia".


Nascida em 1967, Corina tem uma longa trajetória no ativismo político. Em 2002, foi uma das fundadoras da Súmate, uma organização da sociedade civil dedicada à promoção de eleições livres e justas no país. Em 2010, foi eleita para a Assembleia Nacional, obtendo um número recorde de votos, mas teve seu mandato cassado pelo regime em 2014.


Ao conceder o prêmio, o Comitê do Nobel destacou não apenas a luta da opositora na Venezuela, mas também o contexto de declínio da democracia em nível internacional.


"A Sra. Machado está recebendo o Prêmio Nobel da Paz, principalmente por seus esforços para promover a democracia na Venezuela. Mas a democracia também está em declínio internacionalmente. A democracia – entendida como o direito de expressar livremente a própria opinião, votar e ser representado em governos eletivos – é a base da paz tanto dentro dos países quanto entre eles" disse o comunicado. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caminhada da Saúde convida comunidade para manhã de prevenção e cuidado em Santa Maria Anterior

Caminhada da Saúde convida comunidade para manhã de prevenção e cuidado em Santa Maria

Expointer 2025 reúne recorde de ovinos e debates sobre o futuro do agronegócio Próximo

Expointer 2025 reúne recorde de ovinos e debates sobre o futuro do agronegócio

Diário de Santa Maria