Foto: Renata Medina (Inter-SM)
Inter-SM e Novo Hamburgo duelaram na Divisão de Acesso deste ano e podem se reencontrar no Gauchão 2026

Vazou uma possível fórmula para o Campeonato Gaúcho de 2026. Ela deve ser oficializada na segunda-feira (10), na reunião entre os representantes dos clubes participantes (entre eles o Inter-SM). O encontro será na sede da Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Como serão somente 11 datas estipuladas no calendário proposto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é provável, que em vez dos três grupos com quatro equipes cada, as agremiações sejam divididas em duas chaves com seis times cada, duelando contra o grupo oposto. Se confirmada esta nova fórmula, cada equipe entrará em campo seis vezes na fase classificatória e passam ao mata-mata os quatro mais bem colocados.
Inter e Grêmio serão os cabeças de chave. As quartas de final retornam, mas em jogo único, deixando semifinal e final em confrontos de ida e volta, totalizando as 11 datas propostas pela CBF para os estaduais.
Os quadrangulares para definir vaga na Copa do Brasil e os dois rebaixados devem continuar. A provável data para começar o Gauchão é 11 de janeiro, mas segundo o presidente do Inter-SM, Pedro Della Pasqua, para “bater o martelo” ainda depende da reunião da segunda-feira (10).