Foto: Arquivo Pessoal
A professora Rejane acompanhou Sophia e Davi em Esteio no último fim de semana

Santa Maria terá dois representantes em competições nacionais de poomsae em 2025. Medley Sophia Menezes Ribeiro, de 13 anos, e Davi Ribeiro dos Santos, 12 anos, garantiram convocação para o Campeonato Brasileiro de Poomsae, que ocorrerá entre 17 e 19 de outubro em São Paulo, e para a Copa do Brasil, em novembro, em Canoas. Ambos fazem parte do projeto Atleta Cidadão, coordenado pelo CT Murillo Team SM.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O poomsae é um esporte derivado do taekwondo que consiste em uma sequência de movimentos idealizados para o praticante treinar técnicas de ataque e defesa, como chutes, socos e bloqueios, sem a necessidade de um adversário real.
Em Esteio, a equipe do Avenida Tênis Clube (ATC) também subiu ao pódio, após ficor com a terceira colocação geral no parapoomsae, categoria adaptada para atletas com deficiência.
Conquistas
A conquista veio após as duas etapas seletivas estaduais, organizadas pela Federação Gaúcha de Taekwondo. A mais recente foi a Copa Esteio de Poomsae, no último sábado (6), que reuniu cerca de 200 atletas de 15 municípios no Ginásio Edgar Piccioni, na cidade da Região Metropolitana. Sophia foi campeã na categoria Individual – Faixa Preta – Cadete, resultado que reforça sua evolução após receber a faixa preta em julho deste ano. Davi também brilhou: foi ouro na categoria Freestyle, além de alcançar outros dois pódios em diferentes categorias.
Na etapa anterior, a Copa RS de Poomsae, disputada em Porto Alegre no início de agosto, Sophia havia ficado com a prata e Davi já havia conquistado o ouro no Freestyle. A soma dos desempenhos colocou ambos entre os destaques do estado.
Talento e dedicação
A trajetória de Sophia chama atenção pela precocidade. Iniciou no taekwondo aos 5 anos, incentivada por um tio, e desde cedo demonstrou disciplina e dedicação. Em abril, ela foi aprovada no exame que a credenciou a se tornar faixa preta, título recebido oficialmente em julho.
– Para nós é uma chance inexplicável pois aconteceu tudo muito rápido – conta Daniela Menezes da Silva, mãe de Sophia.
A treinadora Rejane Fidencio, coordenadora do projeto Atleta Cidadão, reforça o potencial dos dois jovens e se emociona:
– Sophia e Davi! Muito obrigada por me trazerem de volta às competições oficiais. Essa adrenalina de correr atrás dos objetivos me fazia muita falta! Trazer a medalha para casa é só uma consequência. O melhor de tudo é o desafio de ter disciplina, treinar sem parar e descobrir o quanto somos capazes – agradeceu a treinadora, em publicação em rede social.
Com os resultados em Porto Alegre e Esteio, Sophia e Davi confirmam a força do Taekwondo santa-mariense e agora voltam suas atenções para os desafios nacionais que terão em outubro e novembro.