"Importante, mas não determinante", diz Tiago Nunes sobre vantagem da LDU sobre Palmeiras na Libertadores

Foto: LDU / Divulgação

Equipe do técnico santa-mariense construiu grande vantagem para avançar à final

A LDU deu um passo importante rumo à final da Copa Libertadores ao vencer o Palmeiras por 3 a 0, na noite de quinta-feira (23), em Quito, no jogo de ida das semifinais. O resultado surpreendeu pela forma como a equipe equatoriana dominou a partida, mas o técnico santa-mariense Tiago Nunes fez questão de adotar um tom de cautela na coletiva de imprensa após a vitória.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

– Tenho uma equipe muito boa. E além de uma boa equipe, são pessoas com um coração enorme e com experiência. Muitos dos jogadores que estão jogando hoje já foram referências na seleção do Equador, já disputaram Copa do Mundo, Copa Sul-Americana, Libertadores, jogaram na Europa. Têm bagagem para encarar partidas difíceis. Isso me dá confiança de que podemos ir a São Paulo e fazer um grande jogo. Fácil, nunca. Como comentei, é um resultado importante, mas não determinante – avaliou o santa-mariense, que dirige a equipe equatoriana desde julho deste ano.

A vitória, que encerrou a invencibilidade do Palmeiras na competição, colocou o time de Quito em vantagem confortável. Ainda assim, depois da partida, o técnico palmeirense Abel Ferreira afirmou que "90 minutos é muito tempo no Allianz Parque". Tiago destacou o respeito ao adversário e à dificuldade da volta:

– O que disse o treinador do Palmeiras está correto. É um time acostumado a viradas. Sabemos e temos consciência disso. E creio que, justamente por termos consciência e respeito, chegamos mais preparados para a segunda partida. Sabemos contra quem estamos jogando – concluiu o gaúcho.


O jogo

Com intensidade desde o início, a LDU abriu o placar aos 15 minutos, com Villamíl, após cruzamento rasteiro. Aos 24, Alzugaray ampliou de pênalti, depois de toque na mão de Andreas Pereira. Antes do intervalo, Villamíl voltou a marcar, fechando o placar em 3 a 0 ainda na primeira etapa. No segundo tempo, o Palmeiras teve mais posse de bola, mas parou nas defesas do goleiro Álex Domínguez.

Para se classificar, o time de Abel Ferreira precisará vencer por quatro gols de diferença na partida de volta, ou repetir o resultado do jogo de ida para encaminhar a decisão para os pênaltis. O confronto está marcado para a próxima quinta-feira (30), às 21h30min, em São Paulo. A LDU não contará com um dos grandes nomes da última partida: Bryan Ramírez foi expulso no confronto em Quito e desfalca o time de Tiago Nunes no Brasil.


Trajetória

Tiago Nunes, 45 anos, é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Iniciou a carreira no futebol em Santa Maria, onde trabalhou como preparador físico da dupla Rio-Nal e comandou o Riograndense em 2012. 

O santa-mariense ganhou projeção nacional ao conquistar a Copa Sul-Americana, em 2018, e a Copa do Brasil, em 2019, pelo Athletico-PR. Em 2021, foi técnico do Grêmio, conquistando o Gauchão. No Tricolor, foi demitido após fraco desempenho na reta inicial do Brasileirão, que culminaria no rebaixamento da equipe naquele ano. Nas últimas temporadas, além de outros grandes clubes brasileiros, como Corinthians e Botafogo, passou por Universidad Católica, do Chile, e Sporting Cristal, do Peru, antes de desembarcar na capital equatoriana. 

Em 2011, Tiago era apresentado como técnico do Riograndense, ao lado do gerente executivo, Renan Mobarack Foto: Jean Pimental (Arquivo Diário)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Silêncio, concentração e comunidade: os bastidores dos treinos de levantamento de peso olímpico em Santa Maria Anterior

Silêncio, concentração e comunidade: os bastidores dos treinos de levantamento de peso olímpico em Santa Maria

Cidade recebe as finais do Campeonato Gaúcho de Câmbio neste final de semana Próximo

Cidade recebe as finais do Campeonato Gaúcho de Câmbio neste final de semana

Esportes