Foto: Persona/Divulgação
Gilvan (a direita) esteve na Baixada com seu irmão, o vereador Givago Ribeiro

O Inter-SM garantiu neste domingo (17) o acesso à primeira divisão do futebol gaúcho ao vencer o Veranópolis, e a conquista foi celebrada pela prefeitura. O secretário de Esportes e Lazer, Gilvan Ribeiro, destacou a importância do feito para o esporte e para a cidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Antes de mais nada, parabenizar o Pedro Della Pasqua, a toda a equipe do Inter de Santa Maria, os jogadores e a torcida maravilhosa que compareceu, não só hoje na semifinal, mas durante toda a temporada, apoiando o time. É uma conquista que vai colocar a Santa Maria em outro patamar – afirmou.
As repercussões do acesso para a cidade
Gilvan ressaltou o papel do futebol como ferramenta de projeção da cidade.
– Nós sabemos a importância do futebol, que é um esporte de massa. Ter um time da cidade na primeira divisão do Campeonato Gaúcho é uma forma de projetar a cidade também, de trazer pessoas para cá, movimentar o turismo e a economia. Santa Maria sempre teve essa qualidade de futebol e para isso foi fundamental a gestão do Pedro – disse.
Gilvan Ribeiro apontou que a vitória abre uma nova etapa para o futebol local.
– Começa hoje uma nova jornada do Inter-SM, mas uma nova jornada também do esporte da nossa cidade, que será projetado no Rio Grande do Sul, e quem sabe no Brasil. Talvez daqui a pouco estejamos numa Série C ou Série B do Campeonato Brasileiro. O sonho foi reaceso – comemorou.
A necessidade de apoio
O secretário fez questão de destacar o trabalho de apoio à equipe fora de campo.
– O resultado dentro do campo começa fora, com o trabalho de buscar apoio, seja da prefeitura, seja da iniciativa privada, patrocinadores que também apoiaram. Parabenizo o Pedro e toda a sua equipe – afirmou.
Sobre o apoio da prefeitura, o secretário detalhou os recursos já investidos e as perspectivas futuras.
– Hoje já temos recursos que são investidos nas categorias de base por meio da nossa lei de incentivo, uma forma direta de investir no time, trabalhando com a garotada. Sabemos que o custo de uma série B ou série A do Gauchão é elevado, e a prefeitura não consegue bancar toda uma temporada, por isso o auxílio da iniciativa privada é importante – explicou.
Gilvan ainda falou sobre melhorias na infraestrutura e projetos em andamento.
– Nossa lei de incentivo é a segunda maior do estado, colocando recursos na base, ajudando o time a melhorar a infraestrutura, quem sabe do próprio estádio, como foi feito com as novas arquibancadas para trazer o torcedor a apoiar o time. A prefeitura pode somar ainda mais com o Inter. A Secretaria de Esportes está de portas abertas, o Pedro e sua equipe sabem disso – finalizou.