sobrado centro cultural

Recomeçam as obras de restauração do casarão da TV OVO, na Rua Floriano Peixoto

O trânsito ficou parcialmente trancado na Rua Floriano Peixoto na manhã de sexta-feira (9)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)


Por um longo tempo em ruínas, o casarão de estilo arquitetônico eclético que já faz parte do cenário de Santa Maria, na Rua Floriano Peixoto, esquina com a Ernesto Becker, agora começa a ganhar uma cara nova. Erguido em 1916, o prédio pertence à TV OVO desde 2016 e tem passado por obras para se tornar o Sobrado Centro Cultural. Na manhã da sexta-feira (9), as ruas ficaram parcialmente trancadas para o içamento da estrutura metálica que suportará a nova cobertura do casarão centenário.

Essa é a primeira de três fases previstas para o projeto de restauração do local, cujos recursos são captados pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC/RS). Conforme o jornalista e produtor audiovisual Marcos Borba, da TV OVO, a captação ainda está em curso, já que faltam mais de R$ 365 mil, que serão destinados para restauração e fabricação das portas e janelas, instalação elétrica, hidráulica e de condicionadores de ar, por exemplo.

– Estamos nessa batalha de conseguir recursos desde 2019. Houve a pandemia no meio, então as empresas não ficaram com aporte financeiro tão bom assim pra incentivar a cultura, mas esperamos poder transformar esse espaço aqui em um grande centro cultural. Fazemos parte do Distrito Criativo e de toda essa movimentação de valorização do patrimônio histórico da cidade. As pessoas poderão vir aqui e pensar sobre a nossa cultura, especialmente no audiovisual, que é a parte que nos cabe – diz Borba.


Para a professora e produtora audiovisual Neli Mombelli, desde 2009 na TV OVO, o Sobrado é um grande sonho que, finalmente, está saindo do papel.

– Será mais um lugar em Santa Maria para movimentar a cultura, a comunicação comunitária e a educação, tendo como pilar o audiovisual. Todo mundo ganha com isso: a cidade, porque tem mais um lugar para para circular cultura; as pessoas, que poderão vir até aqui fazer cursos de formação, pro exemplo; e a TV OVO. Todo esse movimento faz com que a gente sempre esteja aprendendo e conhecendo novas coisas. Nós vamos muito em busca de tecnologia. É uma forma de fazer com que Santa Maria fique sempre em movimento – finaliza.

Neli Mombelli e Marcos Borba acompanharam o início da nova fase das obras e,claro, registraram tudo


Quando for finalizado, o Sobrado Centro Cultural deverá abrigar, no térreo, um café cultural, uma biblioteca da imagem e do som para acesso aos materiais brutos de lugares e pessoas de Santa Maria registrados nos 27 anos da TV OVO e a biblioteca do audiovisual Sérgio de Assis Brasil. Já o andar de cima dará espaço para um cinema alternativo.

No prédio anexo, devem ficar os estúdios de produção audiovisual e de gravação de som da TV OVO, além das salas de aula e laboratórios de edição e finalização, que também servirão para garantir os recursos financeiros para a sustentabilidade do Sobrado, por meio de locações para terceiros e cursos pagos oferecidos para a comunidade.

Imagem mostra como o exterior do Sobrado Centro Cultural ficará, quando finalizado

HISTÓRICO

O casarão foi erguido em 1916 a pedido do engenheiro civil, professor e poeta Evandro Ribeiro. Construído no apogeu da viação férrea, integrava uma das áreas nobres da cidade, paralela à então Avenida Progresso, principal avenida da época, atualmente chamada de Avenida Rio Branco. Na época, o local chegou a ser palco de saraus literários e intensa movimentação cultural

Em 2010, o imóvel foi adquirido pelo jornalista Marcelo Canellas, que doou para a TV OVO em 2016, quando a associação completou 20 anos. Em 2018, o prédio e seu anexo (onde tem funcionado a sede da TV OVO) foram tombados como patrimônio histórico-cultural de Santa Maria e logo já começaram as tratativas para transformar o local no Sobrado Centro Cultural. Em setembro de 2022, foi realizada a concretagem da laje do segundo andar do prédio. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Livro Anterior

Livro "Marvin Grinn e a Chave Mestra", do santa-mariense Armando Ribas Neto, entra para lista de mais vendidos do Brasil

UFSM apresenta estudo de reforma do Teatro Caixa Preta Próximo

UFSM apresenta estudo de reforma do Teatro Caixa Preta

Cultura