
Por um longo tempo em ruínas, o casarão de estilo arquitetônico eclético que já faz parte do cenário de Santa Maria, na Rua Floriano Peixoto, esquina com a Ernesto Becker, agora começa a ganhar uma cara nova. Erguido em 1916, o prédio pertence à TV OVO desde 2016 e tem passado por obras para se tornar o Sobrado Centro Cultural. Na manhã da sexta-feira (9), as ruas ficaram parcialmente trancadas para o içamento da estrutura metálica que suportará a nova cobertura do casarão centenário.
Essa é a primeira de três fases previstas para o projeto de restauração do local, cujos recursos são captados pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC/RS). Conforme o jornalista e produtor audiovisual Marcos Borba, da TV OVO, a captação ainda está em curso, já que faltam mais de R$ 365 mil, que serão destinados para restauração e fabricação das portas e janelas, instalação elétrica, hidráulica e de condicionadores de ar, por exemplo.
– Estamos nessa batalha de conseguir recursos desde 2019. Houve a pandemia no meio, então as empresas não ficaram com aporte financeiro tão bom assim pra incentivar a cultura, mas esperamos poder transformar esse espaço aqui em um grande centro cultural. Fazemos parte do Distrito Criativo e de toda essa movimentação de valorização do patrimônio histórico da cidade. As pessoas poderão vir aqui e pensar sobre a nossa cultura, especialmente no audiovisual, que é a parte que nos cabe – diz Borba.

Para a professora e produtora audiovisual Neli Mombelli, desde 2009 na TV OVO, o Sobrado é um grande sonho que, finalmente, está saindo do papel.
– Será mais um lugar em Santa Maria para movimentar a cultura, a comunicação comunitária e a educação, tendo como pilar o audiovisual. Todo mundo ganha com isso: a cidade, porque tem mais um lugar para para circular cultura; as pessoas, que poderão vir até aqui fazer cursos de formação, pro exemplo; e a TV OVO. Todo esse movimento faz com que a gente sempre esteja aprendendo e conhecendo novas coisas. Nós vamos muito em busca de tecnologia. É uma forma de fazer com que Santa Maria fique sempre em movimento – finaliza.

Quando for finalizado, o Sobrado Centro Cultural deverá abrigar, no térreo, um café cultural, uma biblioteca da imagem e do som para acesso aos materiais brutos de lugares e pessoas de Santa Maria registrados nos 27 anos da TV OVO e a biblioteca do audiovisual Sérgio de Assis Brasil. Já o andar de cima dará espaço para um cinema alternativo.
No prédio anexo, devem ficar os estúdios de produção audiovisual e de gravação de som da TV OVO, além das salas de aula e laboratórios de edição e finalização, que também servirão para garantir os recursos financeiros para a sustentabilidade do Sobrado, por meio de locações para terceiros e cursos pagos oferecidos para a comunidade.

HISTÓRICO
O casarão foi erguido em 1916 a pedido do engenheiro civil, professor e poeta Evandro Ribeiro. Construído no apogeu da viação férrea, integrava uma das áreas nobres da cidade, paralela à então Avenida Progresso, principal avenida da época, atualmente chamada de Avenida Rio Branco. Na época, o local chegou a ser palco de saraus literários e intensa movimentação cultural
Em 2010, o imóvel foi adquirido pelo jornalista Marcelo Canellas, que doou para a TV OVO em 2016, quando a associação completou 20 anos. Em 2018, o prédio e seu anexo (onde tem funcionado a sede da TV OVO) foram tombados como patrimônio histórico-cultural de Santa Maria e logo já começaram as tratativas para transformar o local no Sobrado Centro Cultural. Em setembro de 2022, foi realizada a concretagem da laje do segundo andar do prédio.