Foto: Theatro Treze de Maio (Divulgação)
Espetáculo Memórias de Céu e Terra acontece no dia 15 de janeiro
O Projeto Palco Treze Infantil 2026 segue com programação especial para crianças e famílias entre os dias 13 e 16 de janeiro, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria. Todas as apresentações têm classificação livre, entrada franca e começam pontualmente às 19h. Cada pessoa pode adquirir até três ingressos pelo site do Theatro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Dia 13 – Kiriku
A programação começa na terça-feira (13) com a história de um menino guerreiro, inspirada em uma lenda africana tradicional, que incorpora elementos das mitologias afro-brasileiras. A peça apresenta Kiriku, um bebê prodigioso que nasce sabendo falar, andar e correr, e decide enfrentar uma feiticeira que devastou sua aldeia: matou os guerreiros, secou a fonte de água e roubou o ouro das mulheres.
Tratado com desconfiança pelos adultos da aldeia, que o veem apenas como um recém-nascido, Kiriku prova sua coragem com façanhas inteligentes e sem armas, ganhando admiração.
Dia 14 – Blub Boom
Na quarta-feira (14), da beira-mar aos mistérios da floresta, o espetáculo tece narrativas ambientais com o frescor do teatro contemporâneo para as infâncias. As atmosferas, inspiradas nos elementos da natureza, ganham vida com luzes dançantes, por meio da cenografia e música ao vivo em cada cena, despertando a imaginação das crianças em momentos contemplativos, interativos e cheios de sensações.
Blub Boom celebra a experiência estética e o prazer artístico desde a primeira infância, honrando a pluralidade infantil e as memórias que seguem até a vida adulta, enquanto provoca reflexões leves sobre o cuidado humano com toda a vida que pulsa ao nosso redor.
Dia 15 – Memórias de Céu e Terra
Na quinta-feira (15), o público confere, à beira de um rio, dois amigos pescadores, Zoé e Josias, lançarem suas redes enquanto compartilham memórias e histórias ouvidas de seus avós. Entre o trabalho e a conversa, lendas ganham vida: mitos ancestrais que atravessam o tempo e revelam as origens dos povos da América Latina.
Inspiradas em trechos de Memórias de Fogo, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, essas narrativas entrelaçam realidade e imaginação, transformando a pesca em um encontro com a memória, a ancestralidade e o fogo da palavra.
Encerrando a programação desta segunda semana de 2026, entre buzinas, fumaça e gigantes estruturas de metal, quatro animais cansados da vida na cidade decidem buscar um novo começo na Floresta Amazônica, na sexta-feira (16). Gil, o Bugio aventureiro; Bela, a cadelinha idosa e afetuosa; Rita, a caturrita sonhadora; e Alpar, um gato artista de intenções duvidosas, embarcam nessa jornada. Mas, ao chegarem, descobrem que até mesmo a floresta está mudando.
Diante dessa nova realidade, o grupo precisará aprender a compreender o que está acontecendo, lidar com suas diferenças e decidir até onde estão dispostos a ir para ajudar a bicharada.
Informações para o público
Local: Theatro Treze de Maio – Praça Saldanha Marinho
Horário: 19h
Classificação: livre
Ingressos: entrada franca
Mais informações podem ser obtidas no site ou pelos telefones (55) 3028-6245 e (55) 3028-0909.
Leia mais: