ENTREVISTA: O marketing está na atmosfera, com Rose Costa

ENTREVISTA: O marketing está na atmosfera, com Rose Costa

Foto: arquivo pessoal


A santa-mariense Rose da Costa Cézar entrou na faculdade aos 17 anos e é formada em Administração, Comércio Exterior e Design de Interiores. Convicta de que “nunca paramos de estudar”, é especialista em marketing olfativo e pós-graduada em perfumaria, além de considerável bagagem de cursos na área da perfumaria com chancela francesa. Com sua empresa, dedica-se a promover experiências que toquem a emoção das pessoas.


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​Diário - Quem é a Rose? Como tudo começou?

A Rose é natural de Santa Maria, casada com o Émerson e mãe do Lorenzo, 14 anos já. Comecei muito cedo. Estudava e trabalhava, porque tinha vontade de aprender de me conectar com pessoas. Entrei na faculdade com 17 anos e comecei a construir a minha história. Sou a sonhadora, mas com o pé no chão. É assim que a gente empreende. Sabendo o que quer, planejando. E se tem medo, vai com medo mesmo, não esperando as oportunidades perfeitas.



Diário - Como foi a decisão da mudança? Quando veio o insight?
Eu trabalhei em instituições financeiras por mais de 15 anos. Eu estava muito bem posicionada, construí uma carreira linda, fiz conexões maravilhosas. Mas faltava algo. Chegou um momento ali, na minha carreira, em que já não brilhava o olho da mesma forma. Eu prestei atenção nesse sentimentos e vi que aquele ciclo estava se findando. E com isso veio a necessidade de repensar e ver o que realmente fazia sentido para mim. Renasceu aquela sementinha empreendedora, mas empreender onde? Tinha que fazer sentido, ter propósito. Tu tens de estar apaixonado. Eu comecei verificando áreas que eu acreditava fazer sentido com a minha pessoa. A parte criativa me identificava. E comecei a fazer cursos. Iniciei no design de interiores, depois fui para a área da perfumaria. Aí deu o estalo. Aí virou a chave de algo que eu senti que faria diferença na vida das pessoas, que traria alegria, que teria sentido e propósito. Ai, nasceu a Refinatta, para ela trazer emoções e experiências inovadoras através do olfato, que é dos sentidos mais poderosos. Hoje tem pesquisas que comprovam que 35% do que a gente lembra é através do olfato; 5% pela audição; e 2% a partir do que se vê. O olfato está ligado diretamente com a memória, positiva ou negativa, né? Ele está ligado aos sentimentos. No momento em que tu sentes uma fragrância, ela vai te lembrar bons momentos ou não, vai te conectar. Por exemplo, aquele cheiro do bolo, o cheiro da chuva...


Diário - O que te levou a lidar com aromas?
Eu fui encontrando o propósito da Refinatta, e ela também foi me encontrando. Eu já trabalhava com muitas empresas, cuidava de contas pessoas jurídica dentro do banco. Vi que faltava a questão da experiência nas empresas. Hoje é tão recomendada a experiência do cliente. Não basta o cafezinho. Bom atendimento é um contexto. É um conjunto de informações. E por que não explorar o marketing olfativo? Por meio de um briefing, a gente vai identificar a história, o momento da empresa... Todos os contextos essenciais vão ser transferidos para notas olfativas, porque tudo precisa se conectar.

Diário - Isso é muito novo, não?
Sim. É muito novo. São poucas empresas que fazem isso no Brasil. Nós somos uma das pioneiras. E nosso maior patrimônio são nossos clientes, a conexão que foi feita ao longo desses quase oito anos. Hoje nós temos um portfólio de mais de 10 marcas, as melhores do Brasil em perfumaria. Não basta sonhar, tu tens que planejar.Então criamos um business plan muito bem especificado, nosso público-alvo, que inicialmente eram empresas. A gente não imaginava que ia se tornar uma proporção que se tornou hoje. Atendemos empresas em todo o Brasil, vários estados do Nordeste, Manaus, Mato Grosso. Inicialmente era Rio Grande do Sul, que já era um alvo bem ambicioso. Mas certo dia recebo uma ligação da diretoria do Intercity de São Paulo. E fomos alçando voos. Os clientes foram se indicando. E aí, hoje, nós atendemos as 50 unidades da rede Intercity no Brasil, clínicas hospitais, todos os segmentos. É possível criar uma assinatura olfativa que vá identificar a marca. Não esquecendo que a primeira rede hoteleira que abriu as portas e acreditou nesse projeto de marketing olfativo foi o nosso Recanto Maestro. Nós atendemos eles há cinco anos, e é uma marca registrada.


Diário - Como manter esses clientes, que são os grandes irradiadores?
Eu sou muito responsável. Eu levo muito a sério o que eu me determino a fazer. Então, dentro do nosso planejamento, alinhamos alguns pontos: atendimento, pontualidade, responsabilidade. Eu entro na casa e na empresa do meu cliente para levar algo que vai colaborar, que vai conectar. É uma honra, hoje, alguém permitir que tu entres dentro da sua casa, da sua empresa. Então, é realmente um assunto muito sério. E nós levamos muito a sério. Eu passo isso para nossa rede de apoio. São valores inegociáveis na empresa.



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